Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

Utilize o modelo de declaração para fugir do atraso do Imposto de Renda

Para quem se atrasou para declarar o Imposto de Renda, há a declaração pré-preenchida, que foi disponibilizada desde o primeiro dia de entrega.

Publicado

em

Hoje, 31 de maio, é o último dia para fazer a declaração do Imposto de Renda. Mais uma vez, muita gente deixou para a última hora e, para ajudar estes atrasados, há uma declaração pré-preenchida, que foi disponibilizada desde o primeiro dia de entrega.

Leia mais: É preciso declarar o Imposto de Renda mesmo morando fora do país?

Esta opção é uma novidade este ano e auxilia o usuário a inserir seus dados, fazendo com que seu preenchimento seja mais rápido. Com a declaração pré-preenchida, é possível exportar informações de declarações anteriores, além do sistema contar uma tecnologia de cruzamento de dados para preenchimento automático de alguns campos.

Você pode encontrar esta declaração no site da Receita Federal ou nos aplicativos, tanto para celular, quanto para desktop. Para utilizar a declaração facilitada, você precisa ter uma conta Gov.br prata ou ouro.

Para conseguir este tipo de conta, é só entrar em sua conta Gov.br e ir na seção “Privacidade/Selos de Confiabilidade”. Ali você consegue a conta prata validando sua CNH, internet banking ou o SIGEPE. Para conseguir a ouro, é preciso fazer uma análise de reconhecimento facial, e para isso, é necessário clicar em “Validação Facial”. Esta tecnologia utiliza seus dados da Justiça Eleitoral.

Depois de garantir sua conta Gov.br, já será permitida a utilização da declaração pré-preenchida. Para utilizá-la, você precisa baixar o programa da Receita Federal, fazer login com sua conta Gov.br, depois ir na opção “Nova” e clicar em “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida”.

É importante conferir as informações da declaração, para não ocorrer nenhum erro, e fazer a entrega até o dia 31 de maio. Lembrando que a multa pelo atraso começa com o mínimo de R$ 165,74, e pode chegar a 20% do valor devido.

Confira mais detalhes no site.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS