Mercado de Trabalho
VA e VR não serão mais os mesmos: as novidades que vão afetar seu cotidiano
Você usa os famosos vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR)? Então, fique de olho, porque há mudanças chegando.
Quem é trabalhador CLT, o famoso carteira assinada, sabe da importância dos benefícios, principalmente o vale-alimentação (VA) e o vale-refeição (VR). Entre os cartões mais conhecidos que oferecem os benefícios, nomes como Alelo, Sodexo e Ticket são bem familiares, embora seja importante observar que a aceitação dessas marcas varia entre os estabelecimentos.
Porém, as recentes alterações no Programa de Alimentação ao Trabalhador trouxeram consigo uma mudança significativa para o setor. Essas mudanças abriram caminho para um novo formato de pagamento dos benefícios, o que amplia a aceitação dos cartões VA e VR. O que irá mudar a partir de agora? Você vai descobrir!
Quais são as novas regras para uso do VA e VR?
A nova legislação aponta que os benefícios de alimentação e refeição devem ser dados ao colaborador através de cartões com bandeira, como Elo, Mastercard ou Visa. Além disso, eles devem funcionar tanto na modalidade de crédito quanto de débito. As empresas também têm a opção de estabelecer uma rede credenciada de restaurantes e estabelecimentos que aceitem o cartão.
Para os consumidores, essa mudança traz muitas vantagens significativas. Agora, os cartões são aceitos em um número maior de estabelecimentos, o que era, muitas vezes, um grande empecilho. Além disso, os valores de vale-refeição e vale-alimentação podem ser gerenciados de forma conjunta, sem as limitações anteriores.
A nova legislação permite que as marcas de cartões desses benefícios estejam associadas a bandeiras amplamente reconhecidas no mercado, o que incentiva a competição e oferece mais opções aos trabalhadores. Além disso, essas mudanças tornam o setor mais competitivo e dão mais poder de escolha ao beneficiado.
Porém, lembre-se: apesar das mudanças, o valor dos benefícios continua sendo destinado exclusivamente para alimentação e refeição.
Portanto, agora você terá um pouco mais de liberdade para fazer suas escolhas de onde comprar, uma vez que mais mercados e estabelecimentos aceitarão as bandeiras.

-
Tecnologia10 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Empresas2 dias atrás
Lucro da JBS salta 77,6% no 1TRI25, para R$ 2,9 bi
-
Economia2 dias atrás
Acordo entre China e EUA reduz tarifas comerciais e é elogiado por Lula
-
Carreira2 dias atrás
A IA pode se transformar no seu ‘coach de carreira’ perfeito; veja como
-
Curiosidades2 dias atrás
Saiba por que brasileiros têm chamado Portugal de ‘Guiana Brasileira’
-
Economia2 dias atrás
INSS: Congresso recebe pedido para instalação de CPMI
-
Investimentos1 dia atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista