Conecte-se conosco

Finanças

Vale a pena trocar Uber e 99 por InDriver e outros aplicativos menores?

Altas taxas de lucro de aumento no preço dos combustíveis tem levado motoristas a desistirem das grandes plataformas.

Publicado

em

Cada vez mais motoristas de aplicativos estão deixando as grandes plataformas, como Uber e 99. Os principais motivos são o aumento nos preços dos combustíveis e a resistência dessas empresas em rever as taxas e lucros cobrados sobre os ganhos dos profissionais parceiros.

Leia mais: Uber e 99 sobem os preços das corridas e se justificam com alta do combustível

Para garantir o sustento, trabalhadores estão optando por aplicativos menores, como InDriver e Maxim. O crescimento dessas plataformas vem do espaço deixado pelas maiores, cujos clientes já estão cansados de ter corridas canceladas ou de nem conseguir uma viagem.

Alguns usuários preferem deixar esse tipo de serviço de lado e pegar um táxi para evitar transtornos. Embora a Uber continue liderando o mercado, empresas de transporte com menos nome já conquistam seu lugar no país.

Do outro lado, os motoristas acreditam que esses aplicativos menores nem são realmente pequenos, apenas eram pouco conhecidos no Brasil. Segundo parte da categoria, plataformas como o InDriver são responsáveis por puxar os preços para baixo e “quebrar o sistema”.

“A InDriver foi quem quebrou o sistema, puxando os preços para baixo. Chegou com a política do leilão de corridas e taxa zero dos motoristas. Baixou as viagens em 30%. Com isso, surgiu o Uber Promo e o 99 Poupa. É como um leilão de viagens, que aconteceu quando os apps baixaram as tarifas ainda mais em um percentual maior das corridas”, explicou Thiago Silva, presidente da Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco (Amape).

Veja quais os aplicativos de transporte privados disponíveis no país e os diferenciais oferecidos por cada empresa.

99

Principal concorrente da Uber, os serviços da empresa comandada por um grupo chinês não são muito diferentes dos oferecidos pela rival. Os preços costumam ser mais baixos, mas o aplicativo também utiliza a tarifa dinâmica. Alguns usuários reclamam da qualidade dos veículos usados.

Cabify

Desde 2017, a plataforma espanhola tem carros mais atraentes e uma interface fácil de usar, mas adota o preço dinâmico. A Cabify é mais criteriosa na hora de escolher os parceiros e atualmente opera em um número maior de cidades após a aquisição da Easy Táxi.

BlablaCar

No modelo de caronas de longa distância, o aplicativo é o maior do mundo. Os custos da viagem são divididos entre passageiros e/ou motoristas, que devem ser cadastrados previamente. Se uma mulher preferir viajar só na companhia de mulheres, existe a opção “Só para elas” dentro da plataforma.

Lady Driver Passageira

O maior aplicativo de transporte voltado para mulheres no mundo é também o primeiro desse segmento a chegar no Brasil. O Lady Driver opera somente com motoristas e passageiras mulheres, oferecendo mais segurança a esse público.

InDriver

A plataforma concorrente da Uber e da 99 possibilita a negociação do preço diretamente entre o cliente e o motorista. Ao solicitar a viagem, o usuário diz quanto quer pagar, e o motorista decide se vai ou não aceitar a proposta. O InDriver opera em mais de 500 cidades de 34 países.

Maxim

Assim como a InDriver, a Maxim é uma plataforma russa. Nas 34 cidades brasileiras onde está presente, o aplicativo oferece viagens e entregas a um preço menor do que grande parte das rivais. O app foi criado em 2003 por um grupo de ex-motoristas profissionais de carros particulares.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS