Conecte-se conosco

Economia

Vale-gás não exigirá cadastro específico dos beneficiários

Programa dará auxílio de 50% do valor médio nacional de revenda do botijão de gás de 13 kg para famílias de baixa renda.

Publicado

em

Vale Gas

Desde que a projeto de lei que cria o vale-gás nacional foi sancionado, no início desta semana, milhões de brasileiros começaram a buscar informações sobre como se inscrever para programa. A iniciativa pagará 50% do valor médio nacional de revenda do botijão de gás de 13 kg para famílias em situação de vulnerabilidade.

Leia mais: Parcela de dezembro do Auxílio Brasil pode chegar a R$ 576

O texto prevê o repasse bimestral do auxílio. O objetivo é apoiar a população de baixa renda em meio à disparada nos preços do item, que já subiu mais de 30% desde o início deste ano.

O valor do vale-gás não será fixo porque será calculado com base no preço médio do item, sujeito a mudanças periódicas. No entanto, o projeto aprovado deixa claro que o cidadão poderá receber mais do que o valor médio, mas nunca menos.

Cadastro para o vale-gás

De acordo com as informações divulgadas o momento, não serão aceitas inscrições para participar do programa. O governo federal não divulgará nenhum link ou site específico para que os interessados façam seu cadastro.

O benefício será liberado apenas para as famílias que já estão cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou que tenham entre seus membros algum segurado do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em resumo, a seleção será automática.

O governo utilizará a base de dados do programas para decidir quem terá direito ao vale-gás. Ainda não se sabe quando isso vai ocorrer, mas o Palácio do Planalto tem até 60 dias para regulamentar os pagamentos do benefício.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS