Economia
“Vamos pegar os dividendos da Petrobras e entregar uma parte para o povo brasileiro”, diz Guedes
De acordo com o ministro, o objetivo é criar um fundo com esses recursos e distribuir entre a população economicamente vulnerável.
O Governo Federal avalia a possibilidade de criar um programa de transferência de renda a partir dos dividendos da Petrobras. “Vamos pegar os dividendos da Petrobras e entregar uma parte para o povo brasileiro. A parte que nós temos, vamos entregar então. Temos uma ideia de fazer algo parecido um pouco à frente”, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, em sua participação no podcast Primocast.
De acordo com o ministro, o objetivo é criar um fundo com esses recursos e distribuir entre a população economicamente vulnerável. “Pega os 20%, 30% mais pobres da população brasileira e fala: o petróleo é nosso? É. Então toma aqui sua parte. Pega os mais pobres e vamos dar um pedaço para eles […] Que aí a empresa ou paga dividendo para eles ou vende e dá o dinheiro para eles. O que não pode é ficar dando prejuízo para eles”, explicou.
Outro tema abordado foi a privatização de estatais. Guedes citou como exemplo a Eletrobras, alegando que, caso a empresa de geração e distribuição de energia não seja privatizada, haverá um apagão daqui a cerca de 10, 15 anos. Segundo ele, a companhia não possui mais capacidade de investimento.
“Se fizermos estudos e conseguimos aumentar o capital, levá-la à bolsa para pedir recursos para investir, se for privatizada, aí todo mundo sabe: agora ela tem investimento, agora vai crescer”, destacou.
O ministro disse ainda que existem pessoas contrárias à ideia de privatizar estatais e que, por isso, estão propagando rumores contra ele. “Está botando boatos todo dia no jornal, que o ministro vai cair porque mexeu nisso, que brigou com o presidente”, afirmou Guedes.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia21 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas23 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Tecnologia22 horas atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz