Economia
Veja como funciona o golpe das figurinhas da Copa do Mundo 2022
Os golpistas estão cada vez mais criativos na hora de atrair vítimas. Saiba como se proteger dessa fraude.
Diariamente, diversos novos golpes surgem nos canais de notícia. Cada vez mais elaborados, enganam as vítimas das mais variadas formas: na estimulação por um desconto, por meio de empresas populares e confiáveis, plataformas e redes sociais, entre outros.
Existem até golpes aplicados em golpistas, como é o caso do golpe da Caixa Mágica. No esquema, os golpistas prometiam duplicar dinheiro falso em até 10 vezes a quem contratasse o kit da Caixa Mágica.
Agora, é preciso estar atento ao mais novo esquema que utiliza o amor pelo futebol como mote. O golpe do álbum de figurinhas da Copa do Mundo da FIFA 2022 aplicado no Whatsapp estimula a vítima a clicar em um link enviado para realizar o download e ter seus dados roubados.
Como funciona o golpe do falso álbum da Copa?
A oferta é de um álbum da Copa com mais de 400 figurinhas, e para motivar o clickbait, são utilizados atrativos como capa do álbum e memes engraçados de assuntos relacionados à Copa do Mundo. Além disso, é necessário compartilhar o link para receber a liberação do pacote, ajudando na ampla disseminação do esquema.
Uma mensagem é enviada pelos golpistas por meio do WhatsApp. Nela, é possível ver algumas figurinhas engraçadas com um link que leva a vítima para uma página não oficial. Dentro da página, a pessoa é motivada a clicar em “caixas” de presentes para supostamente receber o álbum com os 400 cromos. Tentador, não?
O golpe tem ao seu favor a popular disseminação desse tipo de comunicação divertida por WhatsApp, além de ser uma chamada bastante sedutora para os amantes de futebol e colecionadores. A artimanha tem o objetivo de roubar dados e informações importantes dos usuários, que mais tarde são utilizados para aplicar golpes financeiros, como clonagem de cartões de crédito, por exemplo.
Um dos requisitos para liberação do álbum é a necessidade de enviar uma mensagem para cinco grupos ou 20 contatos no WhatsApp.
Para não ser mais uma vítima de fraudes como essa, sempre desconfie de links enviados por WhatsApp e nunca insira ou forneça informações pessoais e dados mediante qualquer proposta chamativa, seja ela de promoções, descontos ou sorteios. Fique atento!

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio9 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Finanças16 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer