Conecte-se conosco

Economia

Verdade ou mito: o fígado bovino possui toxinas que podem fazer mal?

O fígado é um órgão que filtra as toxinas do corpo. Mas o prato que ingerimos é saudável ou prejudicial para a nossa saúde?

Publicado

em

O fígado é um alimento muito controverso e que divide opiniões. Há pessoas que o amam e outras que o odeiam. Algumas pessoas acreditam que o fígado bovino não é saudável porque retém substâncias prejudiciais. No entanto, isso não é verdade.

O fígado é responsável por processar as toxinas que passam por ele. Ao contrário do que se acredita, ele não armazena elementos prejudiciais. Isso é um alívio para os fãs dessa iguaria.

Tudo que é consumido pelos animais, seja galinha, boi ou porco, é digerido pelo sistema gastrointestinal. Desde alimentos até remédios e venenos, essa é a primeira etapa após a ingestão.

Depois de passar pelo trato gastrointestinal, as substâncias são levadas pelo sangue para o fígado, onde as células hepáticas metabolizam e inativam tudo que pode ser nocivo.

Depois de “filtrado”, o sangue retorna para a corrente sanguínea e é levado para o coração a fim de ser distribuído para os demais órgãos e tecidos.

Já as substâncias resultantes da “filtragem” realizada no fígado e que não são necessárias para o corpo são excretadas pela urina e pelas fezes.

No entanto, o fígado só cumpre sua função perfeitamente se o animal estiver saudável e não for exposto a resíduos industriais ou envenenamento. A sobrecarga de antibióticos, remédios, hormônios e vacinas também pode comprometer as funções hepáticas.

Água e alimentos contaminados com metais pesados e grãos modificados geneticamente também podem alterar o bom funcionamento do órgão e impossibilitar seu consumo após o abate do animal.

Caso o animal esteja saudável, o fígado pode e deve ser consumido como um rico depósito de nutrientes. Desde vitaminas até minerais, o alimento é extremamente saudável.

As ressalvas ficam por conta das altas taxas de colesterol presentes no fígado. Pessoas que precisam controlar o colesterol ou que têm cardiopatias precisam tomar cuidado com o consumo.

O fígado também é rico em purinas, que, metabolizadas, se transformam em ácido úrico. Por esse motivo, quem sofre com patologias como gota deve evitá-lo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS