Conecte-se conosco

Curiosidades

Você sabe quais são os 10 melhores estados brasileiros para se viver? Confira!

Veja quais são os melhores estados brasileiros para se viver nos dias atuais, levando em conta o IDHM e a segurança de cada um deles.

Publicado

em

Levando em conta o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), que é um índice que considera fatores como educação, longevidade e renda, além da segurança de cada estado, você sabe quais são os melhores estados brasileiros para se viver nos dias atuais?

Em décimo lugar, está o Espírito Santo; o IDHM desse estado é de 0,772 e a taxa de homicídio é de 29,3 por 100 mil habitantes. Por mais que fique à frente em IDHM, esse estado fica em décimo lugar devido ao índice de criminalidade, que é alto no estado que tem o maior PIB do país; sua capital, Vitória, fica atrás apenas de Brasília.

Em nono lugar entre os estados com melhor qualidade de vida, está o Mato Grosso do Sul, que possui um IDHM de 0,766 e taxa de homicídio de 20,8 por 100 mil habitantes. Esse estado fica à frente do Espírito Santo devido ao seu menor índice de criminalidade. Com a sétima maior expectativa de longevidade e a sexta menor taxa de analfabetismo do país, Mato Grosso do Sul conquista o nono lugar nessa lista.

Em oitavo lugar, encontra-se Mato Grosso, estado que possui um IDHM de 0,774 e uma taxa de homicídio de 28,7 por 100 mil habitantes. A maior força desse estado para se estabelecer no oitavo lugar da lista é o agronegócio, o que contribui para que 50 cidades desse estado estejam com o maior PIB do país.

A Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro, ocupa o sétimo lugar. O IDHM é de 0,796 e a taxa de homicídio é de 37,6 por 100 mil habitantes. Com o 4º maior IDHM do país, o forte do estado é a educação. No entanto, a influência negativa é que esse estado possui uma das piores taxas de criminalidade entre os que entraram nessa lista.

O sexto lugar ficou para o Rio Grande do Sul, que, com o IDHM de 0,787, empata com Minas Gerais, mas perde para o estado mineiro no quesito criminalidade. O que traz destaque a esse estado é a longevidade de seus habitantes, pois a média de vida por lá é de 78,5 anos.

Entrando agora no top 5, temos Paraná, com um IDHM de 0, 792 e uma taxa de mortalidade de 21,5 por 100 mil habitantes. O melhor desempenho desse estado é em educação e longevidade.

Em quarto, temos Minas Gerais, com o IDHM de 0,787 e a taxa de mortalidade de 16 por 100 mil habitantes. Os destaques do estado mineiro ficam para a segurança pública e a renda.

Para iniciarmos nosso top 3, temos Santa Catarina, onde o IDHM é de 0,808 e a taxa de mortalidade é de 11,9 por 100 mil habitantes. Esse estado conquistou bons resultados em todos os quesitos: renda, longevidade, segurança pública e educação.

Em segundo lugar, temos São Paulo, com um IDHM de 0,826 e a taxa de morde de 8,2 por 100 mil habitantes. Seus maiores destaques são em educação e segurança.

Agora, por fim, o estado onde mais se vive bem no Brasil é o Distrito Federal, com IDHM de 0,850 e taxa de mortalidade de 17,8 por 100 mil habitantes. O estado recebe destaque nos quesitos renda e educação.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS