Curiosidades
Você sabe quais são os 10 melhores estados brasileiros para se viver? Confira!
Veja quais são os melhores estados brasileiros para se viver nos dias atuais, levando em conta o IDHM e a segurança de cada um deles.
Levando em conta o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), que é um índice que considera fatores como educação, longevidade e renda, além da segurança de cada estado, você sabe quais são os melhores estados brasileiros para se viver nos dias atuais?
Em décimo lugar, está o Espírito Santo; o IDHM desse estado é de 0,772 e a taxa de homicídio é de 29,3 por 100 mil habitantes. Por mais que fique à frente em IDHM, esse estado fica em décimo lugar devido ao índice de criminalidade, que é alto no estado que tem o maior PIB do país; sua capital, Vitória, fica atrás apenas de Brasília.
Em nono lugar entre os estados com melhor qualidade de vida, está o Mato Grosso do Sul, que possui um IDHM de 0,766 e taxa de homicídio de 20,8 por 100 mil habitantes. Esse estado fica à frente do Espírito Santo devido ao seu menor índice de criminalidade. Com a sétima maior expectativa de longevidade e a sexta menor taxa de analfabetismo do país, Mato Grosso do Sul conquista o nono lugar nessa lista.
Em oitavo lugar, encontra-se Mato Grosso, estado que possui um IDHM de 0,774 e uma taxa de homicídio de 28,7 por 100 mil habitantes. A maior força desse estado para se estabelecer no oitavo lugar da lista é o agronegócio, o que contribui para que 50 cidades desse estado estejam com o maior PIB do país.
A Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro, ocupa o sétimo lugar. O IDHM é de 0,796 e a taxa de homicídio é de 37,6 por 100 mil habitantes. Com o 4º maior IDHM do país, o forte do estado é a educação. No entanto, a influência negativa é que esse estado possui uma das piores taxas de criminalidade entre os que entraram nessa lista.
O sexto lugar ficou para o Rio Grande do Sul, que, com o IDHM de 0,787, empata com Minas Gerais, mas perde para o estado mineiro no quesito criminalidade. O que traz destaque a esse estado é a longevidade de seus habitantes, pois a média de vida por lá é de 78,5 anos.
Entrando agora no top 5, temos Paraná, com um IDHM de 0, 792 e uma taxa de mortalidade de 21,5 por 100 mil habitantes. O melhor desempenho desse estado é em educação e longevidade.
Em quarto, temos Minas Gerais, com o IDHM de 0,787 e a taxa de mortalidade de 16 por 100 mil habitantes. Os destaques do estado mineiro ficam para a segurança pública e a renda.
Para iniciarmos nosso top 3, temos Santa Catarina, onde o IDHM é de 0,808 e a taxa de mortalidade é de 11,9 por 100 mil habitantes. Esse estado conquistou bons resultados em todos os quesitos: renda, longevidade, segurança pública e educação.
Em segundo lugar, temos São Paulo, com um IDHM de 0,826 e a taxa de morde de 8,2 por 100 mil habitantes. Seus maiores destaques são em educação e segurança.
Agora, por fim, o estado onde mais se vive bem no Brasil é o Distrito Federal, com IDHM de 0,850 e taxa de mortalidade de 17,8 por 100 mil habitantes. O estado recebe destaque nos quesitos renda e educação.

-
Mundo6 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Economia2 dias atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Carreira2 dias atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Agronegócio1 dia atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia1 dia atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Mercado de Trabalho8 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio1 dia atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Empresas20 horas atrás
Após Nestlé adquirir Kopenhagen, quanto custa uma franquia da marca?