Conecte-se conosco

Tecnologia

WhatsApp deve lançar “destruição automática” de grupos; Entenda

Plataforma desenvolve ferramenta que possibilitará a escolha de datas para a expiração de grupos antigos, em desuso e sem interação.

Publicado

em

Sabe aqueles grupos de WhatsApp que já não têm mais utilidade ou que estão sem uma troca de mensagens há meses, os chamados “grupos mortos”? Pois é, eles podem estar com os dias contados.

O aplicativo está trabalhando no desenvolvimento de uma nova opção que fará com que grupos sem uso expirem automaticamente, depois de certo período.

As informações, até o momento, indicam que o nome da ferramenta será “Expiring Groups”. Se não houver interação dentro de um intervalo específico de tempo, o WhatsApp enviará uma solicitação aos integrantes para que o chat seja deletado.

O objetivo dessa nova função é economizar espaço no mensageiro e no celular, além de melhor organizar os grupos que já não têm utilidade.

Descoberta

A novidade foi descoberta pelo site especializado WaBetaInfo, depois de verificar a versão 23.5.0.70 do WhatsApp Beta. Até então, ela está desabilitada e ainda não foi liberada aos testadores.

A tendência é que, quando liberada, a função permitirá que os usuários escolham várias opções de expiração dos grupos, como dia, semana ou data personalizada, por exemplo.

Essa ferramenta deve ajudar bastante no caso daqueles grupos que surgem para ocasiões pontuais, como organizar aniversários e viagens, mas que depois acabam se tornando irrelevantes.

O WhatsApp ainda não divulgou nada oficialmente, logo, não existe uma data para a nova função ser anunciada e colocada em prática.

Políticas de privacidade

A plataforma passou por recente pressão na União Europeia, que solicitou maior transparência nas mudanças da política de privacidade do aplicativo, introduzidas em 2021.

O app exigia, até então, que usuários aceitassem os novos termos que incluía, dentre outras coisas, a autorização do compartilhamento de dados com o Facebook. Ambos pertencem a mesma companhia (Meta).

O WhatsApp cedeu e acatou o pedido feito pela UE. Com a nova alteração, as pessoas terão mais liberdade para escolher se aceitam ou não o compartilhamento. Essa mudança deve ter impacto global, e não somente na Europa.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS