Saúde
Xô, canseira! Como evitar a exaustão física e mental no trabalho
A saúde, como todos sabemos, é um direito fundamental de todos os seres humanos, o que, obviamente, inclui os trabalhadores. Além da saúde física, que envolve a prevenção e o tratamento de doenças e acidentes, a saúde mental também é essencial para o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais.
A saúde mental se refere ao equilíbrio emocional, psicológico e social das pessoas, influenciando diretamente na sua capacidade de lidar com os desafios, as frustrações e as pressões do dia a dia. Um trabalhador com a saúde mental em dia é mais produtivo, criativo, motivado e satisfeito com o trabalho, beneficiando ele e a empresa.
Tendo isso em mente, se demonstra fundamental que os trabalhadores cuidem da sua saúde mental, buscando apoio profissional quando necessário, e que as empresas invistam em políticas e práticas que promovam um ambiente de trabalho saudável, acolhedor e respeitoso para todos os envolvidos.
Dicas para evitar a exaustão física e mental
Após evidenciar a importância das saúdes, no caso a física e a mental, achamos interessante separar algumas dicas para que você, como empregador ou colaborador, possa contribuir e evitar a exaustão desses aspectos no dia a dia profissional. Confira!
Valorizar a saúde mental
Apesar de ser mais discutida atualmente, ainda não podemos considerar que a saúde mental é tema constante de palestras, discussões e até mesmo conversas, seja no âmbito profissional ou no dia a dia da sociedade na totalidade. Por isso, é fundamental valorizar e debater esse assunto essencial para o bem-estar.
Garantir os direitos
Como empregador, é seu dever garantir os direitos para os funcionários. No caso dos colaboradores, como o nome diz, é direito deles um salário digno e condizente, descansos remunerados e muito mais. Ter acesso a todos os direitos contribui para uma rotina menos cansativa e mais satisfatória.
Buscar o diálogo
Nas situações em que estiver se sentindo mental ou fisicamente exausto, é importante que o colaborador tenha um canal para ser ouvido. Como empregador, é recomendado estabelecer alguns canais permanentes de escuta, mesmo que esse canal seja uma conversa direta.

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