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YouTube anuncia remoção de anúncios publicitários em breve: Saiba quando

Após reclamação e constatação de prejuízo à experiência do usuário, plataforma decide remover anúncios de sobreposição no formato desktop

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Surgiu uma notícia boa para quem adora ver vídeos pelo YouTube: os anúncios de sobreposição, aqueles que chateiam os usuários e ocupam espaço na tela durante a visualização dos vídeos, estão com os dias contados.

Esse formato de propaganda será removido da plataforma a partir do dia 6 de abril. A informação foi divulgada pela companhia, na última segunda-feira (6).

Os anúncios de sobreposição são veiculados apenas na versão para desktop do YouTube. Eles, geralmente, aparecem em forma de banner pop-up na parte inferior da tela.

O incômodo gerado para quem utiliza a plataforma é tamanho que, em alguns casos, para destacar a propaganda, a exibição do vídeo chega a ser interrompida ou a tela fica escurecida.

Incômodo

Essa situação, claro, desagrada os usuários do YouTube em PCs e notebooks. Muitos chegam, inclusive, a utilizar bloqueadores de anúncios para minimizar a presença de propagandas.

A presença excessiva de anúncios é vista como uma tática invasiva. Por mais que criadores de conteúdo usufruam das propagandas para monetizar as publicações, quem assiste aos vídeos costuma não reagir tão bem a isso.

Criadores de conteúdo

O Google já informou que a remoção desse formato de anúncio terá um “impacto limitado” para a maioria dos que fazem vídeos e criam conteúdos visando a atenção do público do YouTube.

Apesar de não revelar, exatamente, como tudo ocorrerá, a gigante da tecnologia já adiantou que serão adotadas mais mudanças em outros formatos de publicidade, futuramente.

Um aspecto que deve se tornar possível, diante dessas alterações, é a marcação dos produtos e serviços apresentados  pelos criadores diretamente nos vídeos.

Feedback negativo gerou mudança

O que está por trás dessa decisão do YouTube são as constantes reclamações relacionadas às interrupções dos vídeos por anúncios de sobreposição.

Existem muitas queixas sobre esse tópico no fórum de ajuda da plataforma. Apesar dos relatos, o formato de publicidade vinha sendo mantido.

A decisão de mantê-lo, até então, estava atrelada à alta efetividade na divulgação dos produtos e serviços promovidos pelos anúncios, pois o usuário era obrigado a vê-los. Não restava outra alternativa.

Com essa mudança, a empresa acredita que o espectador terá uma experiência melhor. A partir de agora, os usuários da plataforma em desktop terão uma interação semelhante a de quem já utiliza YouTube por celular, tablet ou na versão premium.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

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