Conecte-se conosco

Economia

14º salário para aposentados do INSS pode ir direto ao plenário da Câmara

Proposta prevê a criação de um salário extra para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Publicado

em

Aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, o projeto que cria o 14º salário para segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode avançar mais rápido que o esperado. Muitos parlamentares querem “pular” a análise de outras comissões e levar o texto direto para votação no plenário da Casa.

Leia mais: Caixa autoriza saque do PIS/Pasep para quem trabalhou entre 1971 e 1988

De autoria do deputado Pompeo de Mattos, a proposta tem chances de ser votada já na próxima semana. Segundo ele, “a recepção dos deputados tem sido boa, muitos querem a mesma coisa”.

Mattos explica que o benefício tem como objetivo atender aos aposentados do INSS que tiveram seu 13º salário adiantado por conta da pandemia. Na visão do deputado, o grupo pode ficar financeiramente desamparado no fim do ano.

“Muita gente recebeu o auxílio emergencial, mas os aposentados não tiveram ajuda extra na pandemia, apenas adiantamento. O objetivo do 14º salário é contemplar essa faixa da população que ficou desassistida”, disse.

O deputado quer que os gastos com o programa sejam incluídos nos orçamento emergencial da pandemia, evitando que o governo tenha que desrespeitar a regra do teto de gastos.

“A ideia é que seja pago em dezembro de 2021, no máximo em janeiro de 2022. Seja como for, é preciso fechar a conta do coronavírus para os aposentados”, completou.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS