Saúde
Jovem cria plataforma para oferecer parto humanizado para as mulheres
A ideia nasceu depois de ouvir muitas histórias de mulheres que foram vítimas de violência obstétrica.
Lettycia Vidal tem uma história semelhante à de outros fundadores de empresas. A motivação para a criação de suas empresas é advinda de dores pessoais. Lettycia é líder da Gestar, uma plataforma que conecta profissionais da saúde com gestantes, que tem o objetivo de alcançar uma relação mais harmoniosa com o pré-natal, o parto e os primeiros anos de vida de um bebê.
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A ideia nasceu depois de ouvir muitas histórias de mulheres que foram vítimas de violência obstétrica. Nos dias atuais, essa é uma realidade que faz parte da rotina de uma em cada quatro mulheres brasileiras.
Isso despertou em Lettycia a vontade de mudar esse cenário tão desolador no Brasil, e a ideia ganhou mais força depois que ela foi fazer um intercâmbio estudantil no México.
“A realidade daqui impressionava negativamente as mulheres de lá”, conta. “A conclusão que eu tive era de que a violência obstétrica estava normalizada por aqui, mas não deveria ser assim, pois em outros países isso estava longe de ser algo comum”.
Quando retornou ao Brasil, ela criou a Gestar como resultado de um trabalho de conclusão de curso que entrevistou uma série de mulheres e médicos da área. Depois de três anos, a ideia saiu do papel e virou realidade.
A Gestar atua como um marketplace de parto humanizado. Através da plataforma, gestantes e tentantes poderão se conectar com profissionais de muita qualidade e que seguem condutas humanizadas em seus trabalhos.
Na lista de profissionais estão obstetras, ginecologistas, fisioterapeutas, pediatras, entre outras especialidades. A empresa fica responsável pela curadoria dos médicos antes de serem registrados na plataforma, analisando suas formações, certificados e entrevistando-os. Pela plataforma, as mulheres conseguem agendar consultas gratuitamente e os médicos poderão divulgar seu trabalho.
De acordo com Lettycia, hoje são mais de 220 profissionais cadastrados, em mais de 20 especialidades, inclusive de fora do Brasil. As usuárias, neste caso, são brasileiras que moram no exterior. “Já impactamos mais de 1,5 mil famílias, e isso é só o começo”, diz.
O objetivo é atuar no B2B com um projeto de treinamento e especializações para hospitais e maternidades. “Queremos mostrar como o atendimento pode ser ainda mais humanizado e respeitoso, do pré-parto ao pós-parto, em todas as instituições de saúde”, explica Lettycia.
Para acompanhar o crescimento, a Gestar irá aproveitar o investimento que recebeu pela sua iniciativa Google for Startups, que ocorreu em 2021. A empresa não quis divulgar o valor recebido, entretanto, Lettycia destaca que o recurso mais importante está no apoio estratégico. “Estamos crescendo com o smart money e orientações do Google. Sabemos que ainda vamos longe”, conclui.
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