Conecte-se conosco

Agronegócio

Curiosidade: conheça 5 alimentos que foram modificados

Os itens eram completamente diferentes do que conhecemos hoje e tornaram-se diferentes das espécies selvagens que lhes deram origem.

Publicado

em

Você pode até nunca ter parado para pensar sobre isso, mas acredite, alguns alimentos que consumimos diariamente hoje, foram modificados com o passar do tempo e tornaram-se muito diferentes das espécies selvagens que lhes deram origem.

É isso mesmo! Alimentos geneticamente modificados, como os transgênicos, são malvistos pela maioria da população, mas o fato é que, grande parte das frutas, vegetais, raízes, hortaliças e outros, passaram por processos de seleção e modificação artificial para ficarem maiores, mais doce e mais resistente a pragas. Ou seja, eles se transformaram radicalmente.

Veja algumas espécies que você provavelmente nunca imaginou que tivessem características tão diferentes da que estamos acostumados.

Banana

A banana, muito popular em todo o mundo, possui uma infinidade de espécies e tipos diferentes. Anteriormente, porém, a banana era um fruto rígido, cheio de sementes e muito difícil de comer. Mutações artificiais é que permitiram que a banana ficasse da forma que a conhecemos hoje, gostosa, macia e com pequeninhas sementes.

Melancia

As melancias selvagens também eram muito diferentes. Apresentavam polpa menos adocicada e sem a coloração avermelhada que enche a boca d’água!  Além disso, continham menor teor de água em sua composição, e eram consideravelmente menores.

Morango

Os morangos selvagens eram muito menores que os que conhecemos atualmente. Foi justamente a cruza de espécies que proporcionou o cultivo do morango da forma que estamos acostumados. Além disso, essas alterações também foram essenciais para que a fruta criasse maior resistência a pragas, podendo ser cultivada em larga escala. Apesar de mais resistentes, os morangos naturais apresentavam gosto mais doce do que os modificados.

Milho

O milho está sendo modificado há séculos! Ele originalmente era pequeno e fino, sendo alterado para ficar cada vez maior, mais macio e saboroso.

Abacate

O abacate, anteriormente, apresentava tamanho muito menor e a parte comestível se resumia a uma fina película que envolvia o caroço. Hoje, ele apresenta maior quantidade de polpa, e é mais macio e cremoso que o fruto original.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS