Economia
Nova revisão da aposentadoria vai liberar uma bolada para aposentados; entenda
A partir de agora o aposentado pode considerar as contribuições anteriores a 94. Medida vai liberar valores a inúmeros aposentados.
O Supremo Tribunal Federal deu uma decisão favorável aos aposentados nesta semana. A decisão é com relação às contribuições pagas pelo trabalhador à previdência até a criação do plano real em 1994.
Como até esse período a inflação era muito alta, os salários ficavam bem defasados e por tabela, as contribuições também ficam desbalanceadas. Com a alta inflação, esse fator poderia prejudicar o valor da aposentadoria.
Para evitar essa situação, uma lei federal de 1999 retirou do cálculo do benefício as contribuições anteriores ao real. O objetivo foi proteger as pessoas da inflação e desbalanceamento das contribuições.
O problema é que a regra não foi considerada vantajosa para todo mundo e quem se sentiu prejudicado recorreu à justiça. O caso foi parar no STF e, por 6 votos a 5, o tribunal decidiu que o aposentado tem direito ao recálculo.
A partir de agora o aposentado pode considerar as contribuições anteriores a 94. Se o valor encontrado for maior, ele vai receber a diferença. Se o valor for menor, ficará como está atualmente. Vale o que for mais vantajoso para o aposentado.
A justificativa é que no início da vida contributiva da pessoa ela pode ter ali salários menores do que mais no final da vida, isso pode fazer com que a revisão não seja favorável. Entretanto, se a pessoa tem valores de contribuição consideráveis, ela precisa contratar um advogado e ir à justiça pedir a revisão. A análise será feita caso a caso.

-
Bancos18 horas atrás
O que acontece com as contas bancárias após a morte do titular?
-
Mundo1 dia atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Mundo1 dia atrás
Conheça o país que cobra mais de MIL REAIS por dia de turistas
-
Bancos1 dia atrás
Feriadão de abril altera funcionamento dos bancos: veja o que muda
-
Finanças2 dias atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber
-
Moedas2 dias atrás
Moeda rara de 10 centavos com data marcada pode valer até R$ 400
-
Bancos1 dia atrás
Golpe da selfie: como proteger suas finanças de fraudes bancárias
-
Tecnologia23 horas atrás
Aprenda a liberar espaço no WhatsApp sem perder informações valiosas