Conecte-se conosco

Saúde

Aterosclerose: Saiba o que é e como prevenir

Este é um problema de saúde no qual a gordura bloqueia as paredes das artérias. Descubra quais são os sintomas.

Publicado

em

A aterosclerose é uma condição clínica que se desenvolve quando o material gorduroso se aloja nas paredes das artérias, fazendo com que o fluxo sanguíneo seja reduzido ou bloqueado, podendo levar o indivíduo à morte. 

Fatores genéticos e ambientais influenciam para seu desenvolvimento, entretanto uma alimentação inadequada, quadros de obesidade, pressão alta, sedentarismo e tabagismo também podem contribuir.

Os fatores de risco para a aterosclerose podem ser classificados em dois grupos: os modificáveis e os não modificáveis.

  •  Modificáveis: são aqueles que podem ser prevenidos, como, por exemplo, hipertensão, tabagismo ou  colesterol alto
  • Não modificáveis: são aqueles relacionados à hereditariedade e ao envelhecimento.

Por se tratar de uma condição silenciosa, seus sintomas agem de acordo com o local onde ela será formada:

  • Dores no peito indicam a formação na artéria que nutre o coração
  • Dores nos membros inferiores ao andar indicam a formação nesta região
  • Tonturas são quando as placas ateroscleróticas estão localizadas no cérebro

O tratamento para a boa circulação do sangue se dá mediante medicamentos, procedimentos baseados em catéteres e o consumo de alimentos como:

  • Peixes: salmão, anchovas e sardinhas possuem nutrientes e são ricos em ômega 3, que age como anti-inflamatório e pode ajudar a reduzir o risco da doença
  • Frutas silvestres: morango e mirtilo contêm fibras, vitaminas, minerais e compostos vegetais que fazem maravilhas na saúde arterial
  • Frutas cítricas: são compostas por polifenóis, também chamados flavonoides, que têm propriedades antioxidantes poderosas

O melhor tratamento para aterosclerose ainda é a prevenção. Medidas como controle da pressão arterial, por meio de uma rotina com a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada são medidas que já ajudam muito.

O controle do vício em tabagismo, o baixo consumo de gorduras e sal, além do controle de causadores de risco para o desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e colesterol também são muito importantes para evitar o problema.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS