Economia
Se você mora nesta região, é possível aproveitar descontos na conta de luz; Saiba como
Economizar sempre é vantajoso, pois permite que nosso orçamento fique um pouco menos apertado no fim do mês.
É possível conseguir descontos de até 65% em sua conta de luz se você mora nesta região, e ter mais de 50% a menos na fatura pode ser extremamente útil para famílias que possuem o orçamento mensal apertado.
Mas para usufruir desses descontos, é necessário atender a alguns requisitos, como, por exemplo, o critério de renda.
A região que poderá receber esse desconto é a cidade de São Paulo. Isso graças a uma parceria entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a empresa responsável pela energia de São Paulo, Enel-SP.
Os descontos atenderão a famílias que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais. Dessas famílias, segundo a prefeitura de São Paulo, cerca de 831.520 atendem ao critério de renda necessário para receber o benefício, no entanto, apenas 628.687 usufruem dele.
Ou seja, apenas cerca de 75,6% dos domicílios aproveitam o desconto oferecido, o que deixa por volta de 202.833 elegíveis ao desconto sem recebê-lo.
Esse programa de tarifas sociais criado pelo Governo Federal não atende apenas a região de São Paulo, mas todo o território brasileiro.
Dessa maneira, diversas famílias possuem o direito de receber esses descontos, porém não têm conhecimento. A principal ideia do programa é diminuir o impacto dessa conta necessária e importante no orçamento de famílias de baixa renda.
Anteriormente, era necessário que as famílias entrassem em contato com as companhias de energia da sua região, porém, agora esse processo foi automatizado, e os descontos na conta de luz serão feitos de forma automática.
Por esse motivo, é necessário sempre manter atualizado seu cadastro no CadÚnico, para que não haja nenhum erro que venha a impedir o recebimento do desconto.
Requisitos para receber o desconto
Além de ter sua família cadastrada no CadÚnico e com os dados atualizados, é necessário que a renda familiar por pessoa seja de até meio salário mínimo. A exceção são famílias em que um dos membros recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que poderá ultrapassar esse limite de renda.
Também pode ultrapassar o limite de renda famílias que possuam algum membro com alguma doença que necessite o uso contínuo de aparelhos que precisem utilizar energia elétrica para o seu funcionamento.
Se sua família se enquadra nos requisitos, saiba que ela é elegível aos descontos oferecidos. Caso não receba, mesmo sendo elegível, o responsável pela conta poderá se dirigir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais perto de sua residência para a atualização dos dados.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia14 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política17 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira