Conecte-se conosco

Saúde

Evite o câncer: aprenda a ler os rótulos e identificar ingredientes nocivos

Os ftalatos são produtos químicos potencialmente cancerígenos. Aprenda a identificá-los nos rótulos dos cosméticos.

Publicado

em

Uma pesquisa recente demonstrou efeitos alarmantes de um produto químico de uso muito comum no dia a dia. O ftalato está presente em produtos estéticos, de higiene pessoal e até em embalagens de fast food.

Essa substância mostrou-se extremamente prejudicial, dobrando o risco de desenvolvimento de câncer em quem faz uso constante desses produtos cosméticos.

Uma pesquisa publicada no Journal of the National Cancer Institute demonstrou a maior ocorrência de osteossarcoma, um tipo de câncer nos ossos, em crianças e o dobro do risco de desenvolvimento de linfomas.

Os ftalatos são conhecidos como desreguladores endócrinos, podendo afetar desde o desenvolvimento infantil até a fertilidade e o equilíbrio hormonal.

Por essa característica, várias instituições pelo mundo todo listam a substância como um “produto químico preocupante”, ligado diretamente ao desenvolvimento de vários tipos de câncer.

Os ftalatos podem estar presentes em diversas embalagens, pois são compostos conhecidos por tornarem o plástico mais durável, mas é sua utilização na indústria cosmética o motivo de maior preocupação. Afinal, a exposição aumenta drasticamente o risco de desenvolvimento de doenças metabólicas.

Uma pesquisa realizada em 2021 já apontava o risco aumentado de ocorrência de câncer de mama relacionado ao uso de produtos com ftalatos, que desregulam diretamente o estrogênio no corpo. No Brasil, toda substância química que compõe um produto à venda no mercado deve estar descrita no rótulo.

O problema é que, nem sempre, conseguimos reconhecer uma substância sem sabermos o que estamos procurando. Então, listamos aqui alguns exemplos de ftalatos e como podem aparecer nos rótulos dos produtos comercializados livremente:

O primeiro é o Dimetil ftalato (DMP) e seu principal metabólito: monometil ftalato (MMP).

O segundo é o Di(2-etil-hexil) ftalato (DEHP) e seus principais metabólitos são: mono-etil-hexil ftalato (MEHP) e mono-etil-5-hidroxihexil ftalato (MEHHP).

O último exemplo que oferecemos é o Dietil ftalato (DEP) e seu principal metabólito: mono-etil ftalato (MEP).

Esses são apenas três exemplos de substâncias que podem ser encontradas em rótulos de cosméticos como xampus e esmaltes. Fique de olho.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS