Saúde
Carne em excesso causa proliferação de bactérias ruins no intestino
Tudo em excesso pode fazer mal, e com a carne não é diferente, podendo provocar a proliferação de uma bactéria nociva no intestino.
Muitos alimentos, quando consumidos em excesso, podem causar malefícios à saúde. Mas você sabia que a carne é um desses alimentos que devemos consumir evitando exageros?
O consumo excessivo de carne, segundo a nutricionista esportiva Renata Brasil, pode provocar um desenvolvimento de bactérias em número acima do considerado saudável no intestino.
Quando o trato intestinal é colonizado por essas bactérias gram-negativas, o corpo pode ficar mais vulnerável a doenças cardíacas e distúrbios metabólicos.
A presença de bactérias, assim como fungos e vírus, faz parte da microbiota intestinal. A composição desses microrganismos no corpo humano é única em cada indivíduo.
Além da genética, a presença dessa microbiota no trato gastrointestinal é também influenciada por hábitos alimentares, amamentação, além do uso de remédios, como antibióticos.
De acordo com Renata, a dieta vegana pode ser uma boa alternativa quando se pensa nas bactérias benéficas que são estimuladas pelo maior consumo de fibras presentes nesse tipo de alimentação.
É importante destacar que as do tipo gram-positivas, presentes nas dietas veganas, são as responsáveis por realizar a maior parte do transporte de bactérias anti-inflamatórias.
O nutricionista e especialista em oxidologia e bioquímica celular Felipe França explica como funciona a digestão de carboidratos para quem tem uma dieta vegana.
Como essa opção de alimentação é rica em carboidratos complexos e amidos, boa parte não é digerida e chega ao cólon intacta. Essa presença pode ocasionar flatulências às pessoas.
Apesar de comum, não são todas as pessoas que têm esse aumento na produção e liberação de gases. A cantora e apresentadora Xuxa, por exemplo, é uma vegana que já declarou sofrer com essa característica. O problema pode ser temporário, até que o corpo se adapte à nova dieta.
França alerta, também, que quem optar por essa dieta deve tomar cuidado para não exagerar no consumo apenas de alimentos com muitas fibras e carboidratos. A dieta deve ser balanceada e contar com alimentos que são mais facilmente absorvidos pelo corpo, garantindo uma melhor nutrição.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia20 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas16 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?