Saúde
Carne em excesso causa proliferação de bactérias ruins no intestino
Tudo em excesso pode fazer mal, e com a carne não é diferente, podendo provocar a proliferação de uma bactéria nociva no intestino.
Muitos alimentos, quando consumidos em excesso, podem causar malefícios à saúde. Mas você sabia que a carne é um desses alimentos que devemos consumir evitando exageros?
O consumo excessivo de carne, segundo a nutricionista esportiva Renata Brasil, pode provocar um desenvolvimento de bactérias em número acima do considerado saudável no intestino.
Quando o trato intestinal é colonizado por essas bactérias gram-negativas, o corpo pode ficar mais vulnerável a doenças cardíacas e distúrbios metabólicos.
A presença de bactérias, assim como fungos e vírus, faz parte da microbiota intestinal. A composição desses microrganismos no corpo humano é única em cada indivíduo.
Além da genética, a presença dessa microbiota no trato gastrointestinal é também influenciada por hábitos alimentares, amamentação, além do uso de remédios, como antibióticos.
De acordo com Renata, a dieta vegana pode ser uma boa alternativa quando se pensa nas bactérias benéficas que são estimuladas pelo maior consumo de fibras presentes nesse tipo de alimentação.
É importante destacar que as do tipo gram-positivas, presentes nas dietas veganas, são as responsáveis por realizar a maior parte do transporte de bactérias anti-inflamatórias.
O nutricionista e especialista em oxidologia e bioquímica celular Felipe França explica como funciona a digestão de carboidratos para quem tem uma dieta vegana.
Como essa opção de alimentação é rica em carboidratos complexos e amidos, boa parte não é digerida e chega ao cólon intacta. Essa presença pode ocasionar flatulências às pessoas.
Apesar de comum, não são todas as pessoas que têm esse aumento na produção e liberação de gases. A cantora e apresentadora Xuxa, por exemplo, é uma vegana que já declarou sofrer com essa característica. O problema pode ser temporário, até que o corpo se adapte à nova dieta.
França alerta, também, que quem optar por essa dieta deve tomar cuidado para não exagerar no consumo apenas de alimentos com muitas fibras e carboidratos. A dieta deve ser balanceada e contar com alimentos que são mais facilmente absorvidos pelo corpo, garantindo uma melhor nutrição.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp