Economia
Cédulas e moedas vão sair de circulação?
Você já parou para pensar como o dinheiro de papel vem se tornando cada vez mais raro no nosso dia a dia? Com o avanço das tecnologias e formas de pagamento digitais, o papel-moeda está sendo deixado de lado por muitas pessoas e empresas.
O dinheiro de papel, como você já sabe, é uma forma de pagamento que existe há séculos, mas que está se tornando cada vez mais escasso em comparação às alternativas digitais. Um dos motivos para isso, talvez o principal deles, é a invenção e maior popularização de métodos de pagamento digitais, como o Pix.
É claro que essa não é a única maneira de transação sem envolver o papel-moeda. Mesmo assim, o Pix deve ser o nome mais falado atualmente, já que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e pode ser usado para pagar contas, fazer compras online ou presenciais, enviar e receber valores, entre várias outras possibilidades.
Outro motivo para o dinheiro de papel estar “desaparecendo” é a mudança de hábitos dos próprios consumidores, que estão cada vez mais conectados e adeptos às novas tecnologias. Com o avanço da internet e dos smartphones, as pessoas podem acessar seus bancos, carteiras digitais e aplicativos de pagamento com facilidade e praticidade.
Antigamente, se alguém falasse que seria possível comprar algo apenas com alguns toques na tela, sem sequer sair do conforto de casa ou carregar consigo algum dinheiro físico, essa pessoa seria chamada de mentirosa ou louca. Atualmente, no entanto, essa prática é quase tão popular — ou mais — do que usar cédulas e moedas físicas.
De acordo com estimativas, o dinheiro de papel deverá ser extinto totalmente dentro de algumas décadas, não só aqui no Brasil, mas no mundo todo. Então, ao que tudo indica, gradualmente os pagamentos digitais ganharão espaço, até serem a única opção existente.
É claro que isso levanta algumas questões, como: e as famílias e indivíduos sem condições de adquirir um aparelho capaz de realizar tais transações? Caso perca o celular, estarei perdendo todo o meu dinheiro? E algumas outras, que só serão respondidas com o passar do tempo.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
Bradesco, Santander e BB confirmam adesão ao Origem Verificada, recurso antifraude da Anatel
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos19 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas2 dias atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia22 horas atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil