Economia
Ministério da Saúde reajusta auxílio para pessoas com transtorno mental
Auxílio tem aumento de 51% graças às alterações recentes.
O Ministério da Saúde anunciou recentemente o reajuste do auxílio concedido a pessoas com transtorno mental que ficaram internadas por longo tempo em hospitais psiquiátricos e de custódia.
O benefício, que antes era de R$ 500, passou a ser de R$ 755, um aumento significativo de 51%.
Segundo o ministério, a intenção do aumento é favorecer a ampliação da rede de relações das pessoas com transtorno mental e seu bem-estar.
Além disso, visa estimular o exercício pleno dos seus direitos civis, políticos e de cidadania, fora da unidade hospitalar.
O benefício objetiva principalmente estimular a reinserção social e o bem-estar de pessoas que ficaram dois ou mais anos internadas de forma ininterrupta.
Quem pode receber o benefício?
O auxílio faz parte do programa De Volta para Casa, que já atendeu cerca de 8 mil pessoas em 20 anos, de acordo com dados do Ministério em agosto de 2023.
O programa tem sido fundamental na reintegração de pessoas com transtorno mental à sociedade e na promoção de sua autonomia e qualidade de vida.
Além do aumento do auxílio, o Ministério da Saúde tem implementado diversas estratégias para melhorar o atendimento em saúde mental no país.
Benefício já ajudou milhares de pessoas nesses últimos vinte anos – Imagem: Reprodução
No ano passado, foi criado um departamento específico para tratar sobre a saúde mental, com foco em retomar a habilitação de novos serviços e recompor Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).
Outra iniciativa importante é a construção de unidades de atendimento em saúde mental. O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) prevê a construção de 150 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em todas as regiões do país, o que permitirá o atendimento de 13,4 milhões de pessoas.
Com tais medidas, o Ministério da Saúde busca garantir um atendimento mais humanizado e eficaz para as pessoas com transtorno mental, promovendo sua reintegração social e qualidade de vida.
O aumento do auxílio e as demais iniciativas demonstram o compromisso do governo em promover a saúde mental e o bem-estar da população.

-
Loterias2 dias atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Saúde1 dia atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política6 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Economia2 dias atrás
Agora é luxo: 6 itens aos quais a classe média brasileira não tem mais acesso
-
Agronegócio2 dias atrás
Fortuna e beleza: aprenda a decorar sua casa com a planta que atrai prosperidade
-
Finanças2 dias atrás
Ninguém pode cobrar valor mínimo para pagamento em cartão, segundo a lei
-
Empresas2 dias atrás
Restaurante que marcou gerações enfrenta dificuldades e risco de falência
-
Automobilística2 dias atrás
Misturar etanol e gasolina no tanque é seguro? Entenda os impactos no motor