Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

Imposto de Renda: confira quem recebe restituição no lote residual

Contribuintes já podem verificar a situação de suas restituições do IRPF pelo site ou aplicativo da Receita Federal.

Publicado

em

Nesta sexta-feira (22), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para os contribuintes de todo o Brasil. O acesso ao sistema será liberado a partir das 10h, e o pagamento das restituições está agendado para o dia 29 do mesmo mês.

O valor total das restituições deste lote soma impressionantes R$ 558.822.664,11. Dentre as 221.597 restituições, uma grande parte será destinada a contribuintes que possuem prioridade legal, totalizando R$ 306.889.921,43.

Especialistas projetam que esse montante ajudará a aliviar a pressão sobre as finanças de milhares de pessoas, sobretudo idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Além dos prioritários, outras restituições contemplam os contribuintes que utilizaram a Declaração Pré-Preenchida ou optaram por receber via Pix. Este grupo inclui também contribuintes afetados por calamidades no Rio Grande do Sul, decorrentes das intensas chuvas de abril e maio.

Prioridades na restituição do IR

Os pagamentos prioritários são destinados a diversos grupos, sendo 4.802 restituições para idosos acima de 80 anos e 34.287 para aqueles entre 60 e 79 anos.

Também foram contemplados 3.570 contribuintes com algum tipo de deficiência física ou moléstia grave, além de 8.898 cujas principais rendas provêm do magistério.

Além dos prioritários, o Fisco destinou 88.246 restituições do Imposto de Renda para aqueles que utilizaram critérios adicionais de prioridade.

Ao todo, 73.151 devoluções foram para contribuintes não prioritários, e a situação de cada um pode ser verificada por meio das plataformas da Receita Federal.

Como realizar a consulta

Os contribuintes podem consultar sua situação pelo site da Receita Federal ou por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e smartphones com sistemas Android e iOS.

Existem opções para consultas simplificadas ou completas, dependendo da necessidade do declarante.

Caso o contribuinte não resgate o valor devolvido no prazo de um ano, ele deverá ser solicitado pelo Portal e-CAC.

O processo pode ser feito no menu “Declarações e Demonstrativos”, opção “Meu Imposto de Renda”, em seguida “Solicitar Restituição Não Resgatada na Rede Bancária”.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade

MAIS ACESSADAS