Automobilística
Para que servem os ‘pelinhos’ dos pneus, afinal?
Muitos pensam que os ‘cabelinhos’ dos pneus têm uma função específica, mas será que isso é verdade?
Os pneus são componentes cruciais dos veículos, sendo o único ponto de contato com a estrada. Se observados de perto, muitos itens apresentam pequenos “pelos” de borracha em sua superfície, gerando curiosidade em quem os observa.
É importante entender que os pneus, devido à sua função de suportar o peso do veículo e garantir segurança na direção, devem ser sempre mantidos em bom estado. No entanto, esses “pelos” não são um indicador de qualidade ou desgaste.
A existência desses “cabelinhos” curiosos na borracha, embora intrigante, não tem relação direta com o desempenho ou a segurança do pneu. Eles aparecem como resultado do processo de fabricação, mas não devem ser motivo de preocupação para os motoristas.
Processo de fabricação dos pneus
O componente é um dos mais importantes do veículo, tendo funções como suportar seu peso, absorver os impactos da via para proporcionar mais conforto e direcionar o veículo conforme o volante.
Outra responsabilidade relevante é garantir tração e segurança na frenagem.
Presença dos “pelos” no pneu é resultado do seu processo de produção. (Foto: Reprodução)
Devido a essas atribuições, o processo de fabricação dos pneus deve ser rigoroso e respeitar algumas normas, visando garantir a segurança de todos.
Durante a produção desses objetos, a borracha é injetada em moldes por meio de orifícios de ventilação. Quando o material excedente é expelido por esses orifícios, os “pelos” se formam naturalmente. Essa etapa é essencial para evitar imperfeições como bolhas internas.
Assim, os cabelinhos na borracha dos pneus são apenas um produto do processo de fabricação e não têm qualquer impacto funcional. Com o tempo e o uso, eles irão desaparecer naturalmente, sem necessidade de intervenção.
Devo remover os ‘pelos’ dos pneus?
Apesar de muitos acreditarem que esses “pelos” indicam se um pneu é novo, essa não é verdade. Eles não afetam a funcionalidade, e sua remoção é puramente estética.
Alguns preferem retirá-los, mas isso deve ser feito com cuidado. Em resumo, os principais mitos sobre eles são:
- Não indicam se um pneu é novo ou usado.
- Não são defeitos, portanto não precisam ser removidos.
- É uma questão estética, sem impacto funcional.

-
Loterias15 horas atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Finanças1 dia atrás
Moeda de 10 centavos é valiosa por conter ‘cavalo sem cabeça’
-
Tecnologia2 dias atrás
Bomba! Falha no ChatGPT gera ataques cibernéticos em larga escala contra bancos
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Professora de 84 anos retorna ao trabalho após redução de aposentadoria
-
Carreira2 dias atrás
5 profissões que pagam bons salários e têm pouca concorrência
-
Finanças2 dias atrás
Conta-corrente gratuita: saiba quais bancos não cobram taxa
-
Finanças2 dias atrás
Notas de 2 reais que valem quase 2 salários mínimos: tem alguma aí?
-
Agronegócio21 horas atrás
Bambu da sorte amarelado? Veja as causas e como recuperar a planta