Empresas
Azul e Gol iniciam negociações para fusão
Se avançar, cria uma companhia gigante.
As companhias aéreas Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) anunciaram dia 15 a assinatura de um memorando de entendimento para avaliar uma fusão que pode transformar o mercado de aviação no Brasil. Caso o acordo seja concretizado, a nova empresa responderá por cerca de 60% do mercado doméstico.
A fusão, no entanto, está condicionada à conclusão da recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos, prevista para abril. A estruturação da nova companhia, caso aprovada, terá um modelo de governança compartilhada. O conselho será composto por nove integrantes: três indicados pela Azul, três pela Abra (holding que controla a Gol e a Avianca) e três membros independentes.
Segundo o acordo, a presidência do conselho (chairman) ficará sob indicação da Abra, enquanto o diretor-executivo (CEO) será escolhido pela Azul. Assim, John Rodgerson, atual CEO da Azul, deve liderar o novo grupo após a aprovação das autoridades regulatórias, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A conclusão do processo está prevista para 2026.
A empresa será estruturada como uma “corporation”, sem controlador definido, com a Abra mantendo a maior fatia acionária. Os detalhes exatos das participações ainda dependem da renegociação das dívidas da Gol, que será concluída ao final da recuperação judicial.
Operação e marcas independentes
Embora unidas, as marcas Azul e Gol seguirão operando de forma independente. O memorando prevê compartilhamento de aeronaves e integração de operações, ampliando a conexão entre grandes centros e destinos regionais. A Azul continuará comprando aeronaves da Embraer e expandindo suas operações internacionais.
A fusão será realizada exclusivamente com os ativos já existentes nas duas empresas, sem novos investimentos financeiros. Além disso, o nível de endividamento consolidado da nova companhia não poderá ultrapassar o da Gol ao fim de sua recuperação judicial.
Alavancagem e recuperação financeira
No terceiro trimestre de 2024, a Gol reportou uma alavancagem de 5,5 vezes, indicando um alto nível de endividamento em relação ao seu capital próprio. A expectativa é reduzir o índice para 4,5 vezes até abril, condição essencial para viabilizar a fusão.
Com esse movimento, Azul e Gol visam consolidar forças para enfrentar desafios no mercado de aviação, aumentar a eficiência operacional e fortalecer sua posição no cenário nacional e internacional.
(Com Agência Brasil).
-
Tecnologia16 horas atrás
Nem precisa atender: saiba como identificar chamadas de spam e ignore sem dó
-
Agronegócio1 dia atrás
Acabe com as formigas usando 2 itens simples que você já tem em casa
-
Mundo18 horas atrás
Cidade brasileira é eleita uma das mais feias do mundo; entenda os motivos
-
Finanças17 horas atrás
O que acontece com as dívidas de um familiar após a morte dele?
-
Cotidiano1 dia atrás
Prepare-se para a bolha de calor: fenômeno climático eleva temperaturas no Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
Starlink: internet de Elon Musk chega com desconto em regiões remotas do Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
CUIDADO: Downloads automáticos no WhatsApp podem roubar seus dados
-
Agronegócio21 horas atrás
Ervas no Feng Shui: 4 espécies que atraem sorte e harmonizam o ambiente