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Cotidiano

O que fazer quando uma encomenda não chega no prazo-limite de entrega?

Atraso nas entregas de encomendas pode trazer prejuízos e estresse. Saiba como identificar os problemas e resolver a situação.

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O cenário é familiar para muitos: a expectativa de receber uma encomenda feita pela internet é frustrada quando ela não chega. Além do impacto financeiro, buscar soluções pode ser uma fonte de estresse significativo para o comprador.

Compreender os motivos por trás de atrasos e extravios é crucial para enfrentar a situação de maneira eficiente.

A primeira etapa para solucionar o problema é localizar sua encomenda. O governo federal orienta que, inicialmente, seja verificado o rastreamento da compra.

É essencial saber se a transação foi realizada em um site nacional ou internacional, pois isso determina a abordagem a ser seguida.

O que fazer quando uma encomenda não chega?

Para compras internacionais, o código de rastreamento deve ser consultado na plataforma onde a transação foi realizada. No Brasil, os Correios e várias empresas de courier cuidam do transporte de pacotes internacionais.

Caso o prazo de entrega não tenha sido respeitado, é indicado contatar o site do vendedor.

Se sua compra não chegou, o problema pode estar relacionado a questões de documentação. A ausência de CPF ou documento irregular, por exemplo, pode impedir a liberação do pacote.

Portanto, certifique-se de que seus dados estejam corretos e regularmente cadastrados na Receita Federal antes de qualquer ação. Para resolver essas situações, o governo oferece um guia detalhado em seu portal oficial.

Fiscalização e impostos

Algumas encomendas ficam retidas para análise pela Receita Federal ou outros órgãos anuentes, como Anvisa e Ibama. Para prosseguir, é necessário aguardar a conclusão da fiscalização.

Além disso, compras internacionais podem exigir o pagamento de impostos antes da liberação do produto.

O pagamento dos impostos é feito no momento da compra em sites certificados ou posteriormente no site dos Correios ou da empresa de courier. Após a quitação, o pacote deve ser liberado para entrega. Caso contrário, entre em contato com o transportador para verificar o status.

Em caso de extravio ou danos, a responsabilidade pela resolução recai sobre os Correios ou a empresa de courier. Nesse cenário, o consumidor deve buscar informações e, se necessário, registrar uma reclamação para reivindicar seus direitos.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

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