Conecte-se conosco

Economia

Para 52% dos brasileiros, pior momento da crise do coronavírus já passou

Desde o início da pandemia no Brasil, essa é a primeira vez que população tem perspectiva mais otimista.

Publicado

em

De acordo com pesquisa XP/Ipespe de agosto, divulgada na última segunda-feira, 17, para 52% dos brasileiros, o pior da crise do coronavírus no Brasil já ficou para trás. Pela primeira vez, mais de metade dos entrevistados consideram que o momento mais negativo tenha passado, o que representa uma perspectiva mais otimista em comparação a julho, quando apenas 39% pensavam assim.

Em outra perspectiva, a parcela de pessoas que consideram que o pior ainda está por vir teve uma queda para 41%, ante 53% do levantamento de julho. A taxa é a menor desde abril, quando a questão foi incluída no estudo. 

Outro avanço foi quanto a percepção de risco da população. O grupo de pessoas que alegam não estar com medo do novo coronavírus subiu 4% em comparação a julho, indo para 28% em agosto. O percentual é o mesmo de março, assim que a pandemia teve início no país.

No entanto, os números dos que afirmam estar com muito medo do vírus caiu, totalizando 33% da população, em um menor patamar desde fevereiro, que era de 21%. Os entrevistados com pouco medo representam 38% em agosto, 1% a mais dos de julho.  

O estudo foi realizado entre os dias 13 e 15 de agosto, por meio de entrevista por telefone com 1 mil pessoas. A escolha da amostragem leva em consideração idade, ocupação, nível educacional, sexo, renda, região, cidade e tipo de município. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS