Conecte-se conosco

Economia

Banco Central pode abrir caminho para uso do Pix pelo WhatsApp

Para garantir segurança, será exigida a autenticação de quem está enviando o dinheiro no aplicativo do banco no celular.

Publicado

em

Whatsapp

Mudanças na regulamentação do Pix foram anunciadas na última quinta-feira, 22. Isso porque o Banco Central (BC) pode abrir caminho para que o WhatsApp passe a usar o serviço, simplificando cada vez mais os pagamentos instantâneos.

A novidade foi anunciada por meio de uma resolução publicada pelo BC.  Neste caso, se o WhatsApp oferecer transações via Pix, será necessário um iniciador de pagamentos para atuar como ligamento entre as duas contas.

Leia mais: Whatsapp: Aprenda a enviar dinheiro pelo app de mensagem

A ideia é que, quando o cliente estiver em uma conversa com um amigo no aplicativo, por exemplo, ele possa realizar um pagamento via Pix dentro do próprio WhatsApp, sem ter de entrar na plataforma do banco.

Para garantir segurança, a autenticação de quem está enviando o dinheiro será feita no aplicativo do banco no celular. Por esse método, o cliente será automaticamente direcionado para essa tela de autenticação a partir do próprio WhatsApp.

Neste caso, somente a autenticação de quem está mandando o dinheiro será feita no aplicativo do banco no celular. O cliente então será automaticamente direcionado para essa tela de autenticação pelo WhatsApp.

Na prática, o Pix dentro do mensageiro vai operar de modo semelhante com o iniciador de pagamentos que já existe e que permitiu o lançamento das transferências dentro do WhatsApp desde o mês de maio.

Uma nota enviada pelo WhatsApp dá a entender que a plataforma de pagamento é um espaço aberto e que de fato pretende trabalhar com Pix no futuro:

“Para a fase atual dos pagamentos no WhatsApp, foi feita uma parceria com um adquirente para trabalhar com emissores de todos os tamanhos que desejam aderir ao serviço. A plataforma é um ambiente aberto e que busca interoperabilidade. O WhatsApp quer trabalhar com uma ampla gama de instituições, inclusive com o Pix no futuro”, disse a empresa”.

Caso as previsões se concretizem, o lançamento da função está marcado para o dia 30 de agosto.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS