Investimentos
Com juro real acima de 6% ao ano, é hora de investir em CDBs, LCIs e LCAs?
Produtos de crédito bancário entram na mira dos investidores após aumento da taxa básica de juros para 5,25%.
Produtos de crédito bancário, como Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e do Agronegócio (LCAs) entraram na mira dos investidores nas últimas semanas. Com as mudanças nas taxas de retorno para investimento em renda fixa, os rentabilidade dos prefixados chegou a 10,6% ao ano nesta semana.
Leia mais: Empréstimo pessoal: Veja como funciona no Nubank
No caso do CDBs, que são atrelados ao CDI, a rentabilidade média está em 101,4% com a Selic em 5,25% ao ano. Até dezembro de 2020, quando a taxa básica estava em 2%, o retorno era de 103,3%. Em bancos de médio porte, os valores ultrapassam bastante a média.
A título de exemplo, o CDB do Agibank, está concedendo retorno de 6,50% ao ano, acrescido a inflação, com vencimento em 2027. Já o banco Fibra paga taxa de 5,65%, contra 5,2% no início de abril deste ano.
No caso das LCIs e das LCAs, que garantem o benefício da isenção fiscal à pessoa física, a rentabilidade média chegou em julho a 99% e 89,5% do CDI, respectivamente, de acordo com dados da Quantum.
Papéis com vencimento em três anos e rendimento de até 117% do CDI, ou 8,90% prefixado ao ano, podem ser encontrados entre as letras imobiliários de rating triplo A.
Dentre letras do agronegócio mais bem avaliadas, as taxas atrasadas ao CDI chegam a 118% ao ano (papel com vencimento em dezembro de 2022). Na XP, alguns LCAs com prazo em sete anos oferecem retorno prefixado na casa dos 10% ao ano.
Riscos e retorno
A possibilidade de não cumprimento do teto de gastos em 2022, a reforma do Imposto de Renda e a crise hídrica são alguns dos grandes responsáveis pelo estresse no mercado interno. Além dos problemas no país, o surgimento de novas variantes da Covid-19 prejudica as perspectivas sobre a economia brasileira.
Mas ao contrário da Bolsa, em que esse tipo de pressão derruba os preços, a renda fixa se beneficia do estresse. Nesse momento de risco, o investidor que empresta dinheiro ao governo, empresas ou bancos pode exigir taxas de retorno maiores.
De forma geral, embora a alta da rentabilidade oferecida represente uma perda momentânea para a carteira, essa perda só irá se concretizar se o investidor quiser resgatar o dinheiro da aplicação antes da data de vencimento.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas2 dias atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Tecnologia1 dia atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia10 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Finanças2 dias atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Economia16 horas atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?