Conecte-se conosco

Economia

A Bolsa brasileira volta do feriado no dia “D” nos Estados Unidos

De acordo com a ata do Copom, a alta de preços verificada recentemente é temporária. A projeção para o IPCA de 2020 está em 3,1%. Para 2021, a estimativa é de 3,1%.

Publicado

em

A volta do pregão doméstico após o feriado deve se dar em meio à cautela com a eleição presidencial nos Estados Unidos, mas com os investidores de olho nas oportunidades. O avanço da infecção do coronavírus no mundo segue no foco dos investidores, bem como as notícias vindas de Brasília. Às 9h05, o Ibovespa futuro registrava alta de 1,81%, aos 96.258 pontos.

A eleição nos Estados Unidos é o principal evento do dia. O presidente Donald Trump já afirmou que não aceitará uma eventual derrota para Joe Biden e que, se for preciso, irá contestar os resultados do pleito. A pandemia do coronavírus levou um número recorde de pessoas às urnas antecipadamente. Segundo informações preliminares, mais de 98 milhões de pessoas já votaram, sendo que 62 milhões o fizeram pelo correio. Segundo pesquisa realizada pela rede NBC News e pelo Wall Street Journal, o candidato democrata Biden tem 52% das intenções de voto ante 42% das intenções de voto em Trump.

O início do mês, embora de cautela por conta das eleições norte-americanas, também pode ser de oportunidades para os investidores. Isso porque a Bolsa encerrou o mês de novembro em torno dos 94 mil pontos. Essa pontuação abre espaço para os investidores irem às compras em busca das “pechinchas” disponíveis na Bolsa.

Há pouco, o Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou a ata sobre a decisão da semana passada. O colegiado manteve a perspectiva de que a alta de preços verificada recentemente é temporária. De acordo com o documento, a projeção para o IPCA de 2020 está em 3,1%. Para 2021, a estimativa está em 3,1%.

Os membros do Copom discutiram a evolução da atividade econômica doméstica à luz dos indicadores e informações disponíveis. Eles avaliaram que os dados recentes sugerem uma recuperação desigual da atividade econômica. Os programas governamentais de recomposição de renda têm permitido uma retomada relativamente forte do consumo de bens duráveis e do investimento. Contudo, várias atividades do setor de serviços, sobretudo aquelas mais diretamente afetadas pelo distanciamento social, permanecem bastante deprimidas. Prospectivamente, a pouca previsibilidade associada à evolução da pandemia e ao necessário ajuste dos gastos públicos a partir de 2021 aumenta a incerteza sobre a continuidade da retomada da atividade econômica. O Comitê ponderou que essa imprevisibilidade e os riscos associados à evolução da pandemia podem implicar um cenário doméstico caracterizado por uma retomada ainda mais gradual da economia.

Além disso, os investidores repercutem as falas do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, durante live para o jornal Valor Econômico. Maia afirmou que está mais preocupado com a situação do país do que estava em julho, “Hoje já não é mais uma questão do que a Câmara pretende fazer, mas do que nós podemos fazer em conjunto, Executivo e Legislativo”.

Outra preocupação do deputado é com o orçamento público para 2021, o que classificou como “incógnita”. “Não sabemos o que o governo quer, o que o governo vai propor. De alguma forma, o ministro Paulo Guedes está quase que isolado, sozinho na defesa, dentro do governo, da necessidade de se encontrar caminhos respeitando as regras atuais do jogo, começando pelo teto de gastos”, disse Maia, e ainda afirmou que está pessimista com relação aos prazos das votações e que a questão está “muito desorganizada”.

Ontem, enquanto a Bolsa brasileira estava fechada por conta do feriado do Dia de Finados, as bolsas nos EUA e na Europa encerram em alta. O que mostra que os investidores estão vendo a possível vitória do Biden com “bons olhos”.

Em Nova York, o índice futuro do Dow Jones registrava ganho de 1,66%, aos 27.239 pontos.

Novo horário

A partir de hoje, a Bolsa brasileira passa a funcionar das 10h às 18h00, e não mais às 17h00. De acordo com a B3, o novo horário acompanha o funcionamento das bolsas nos Estados Unidos após o fim do horário verão no país. O novo horário vai até 14 de março de 2021, quando os Estados Unidos entram de novo no horário de verão.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS