Tecnologia
Agora é possível fazer pagamentos no WhatsApp com cartão de crédito ou débito: saiba como utilizar a novidade
Mais uma novidade do WhatsApp virá para facilitar a experiência dos usuários. Desta vez, o Banco Central está junto nesta mudança. Confira.
Há algum tempo, os consumidores e a Meta, empresa fundadora do Facebook, estavam aguardando uma resposta do Banco Central sobre a possibilidade de transações com cartões de crédito e débito no WhatsApp.
Na última quinta-feira (2), o Banco Central anunciou a decisão de cessar completamente as medidas coercitivas aplicadas à Mastercard e à Visa para pagamentos pelo WhatsApp (Facebook Pay), o que representa a última etapa para oficializar as bandeiras de cartões no mensageiro de Mark Zuckerberg.
O Banco Central publicou em nota:
“Dessa forma, não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M). Essa nova funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre usuários desse aplicativo, autorizada em março de 2021 (P2P).”
O Banco Central destacou que, após a implementação das transações de pagamento no WhatsApp, o Facebook Pay estará disponível para outras instituições aderirem à novidade. Portanto, em breve, outras formas de pagamento poderão ser adicionadas à plataforma.
Além disso, o Banco Central também determinou que o início das transações de pagamento no WhatsApp deve ser comunicado com pelo menos 30 dias de antecedência a todos os participantes dos arranjos de pagamento, em respeito aos princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação.
Embora ainda não tenham divulgado uma data exata para a liberação, Mark Zuckerberg, presidente da Meta, expressou sua animação em relação ao lançamento em breve, em uma postagem no Instagram.
Vale ressaltar que, atualmente, os cartões Visa e Mastercard já são aceitos na carteira virtual do WhatsApp Pay para o envio de dinheiro. No entanto, com a mudança aprovada pelo Banco Central, será possível realizar transações diretamente pelo aplicativo de mensagens.
Isso significa que as empresas poderão realizar cobranças diretamente na plataforma, sem a necessidade de utilizar um banco ou outro intermediário.

-
Tecnologia20 horas atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Tecnologia1 dia atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia1 dia atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia1 dia atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Economia2 dias atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais
-
Finanças2 dias atrás
Primo Pobre compartilha estratégias para conseguir o melhor financiamento imobiliário possível
-
Curiosidades17 horas atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso