Conecte-se conosco

Saúde

Alzheimer: Saiba como uma dieta específica pode prevenir a doença!

Excelente notícia: pesquisa britânica revela dieta que pode ajuda na prevenção de demência e Alzheimer. Saiba mais.

Publicado

em

Uma ´pesquisa britânica faz avanços na prevenção do Alzheimer. Após analisar mais de 60 mil pessoas por 9 anos, foi descoberta dieta capaz de reduzir até 23% a chance de desenvolver a doença. Entenda.

Conhecida por ser uma doença degenerativa do sistema nervoso, o Alzheimer está intimamente ligado ao envelhecimento. Ele ocorre de forma progressiva e até o momento não há previsão de possível cura.

Sabe-se que a genética tem grande influência no surgimento da doença, assim como o estilo de vida adotado e a alimentação praticada pelas pessoas.

Uma pesquisa publicada na BMC Medicine analisou mais de 60 mil idosos no Reino Unido. O objetivo foi analisar a influência da dieta na prevenção e no controle do Alzheimer e outras demências.

A notícia foi muito positiva: a pesquisa comprovou que uma dieta que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro ajuda a diminuir a chance de desenvolver demência em quase 25%.

A dieta adotada foi a mediterrânea, composta principalmente por frutos do mar, nozes, frutas e legumes, é rica em nutrientes que ajudam nessa função e varia um pouco de acordo com cada país.

De acordo com os pesquisadores, essa dieta pareceu beneficiar até mesmo aqueles que possuem o gene APOE, que é associado a um maior risco de desenvolver Alzheimer.

A pesquisa demonstrou, ainda, que a quantidade de antioxidantes presente nas verduras e nos frutos do mar é o que mais beneficiou os neurônios, protegendo-os contra a degradação.

Estes dados são muito importantes, afinal, mais de 50 milhões de pessoas no mundo têm algum nível de demência, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e, dessas, entre 60% e 70% têm Alzheimer.

Nas últimas décadas, a expectativa de vida e o envelhecimento da população tornaram mais comum o desenvolvimento de doenças degenerativas. Assim, o número de pessoas com Alzheimer e outras demências deve aumentar proporcionalmente.

Como o Alzheimer uma doença sem cura, a prevenção por meio de uma boa dieta e de um de vida ativa ainda é a melhor opção para quem quer evitar os seus efeitos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS