Saúde
Ansiedade: não deixe que ela controle você
Você é uma das tantas pessoa que sofre com ansiedade no dia a dia? Estas técnicas podem te ajudar a lidar melhor com a situação, de acordo com especialista.
A ansiedade é uma emoção natural que todos nós experimentamos em algum momento de nossas vidas. No entanto, quando ela começa a interferir significativamente em nossa qualidade de vida, é hora de tomar medidas para controlá-la.
Um psicólogo pode ser um aliado valioso nessa jornada, fornecendo técnicas e estratégias para lidar com a ansiedade de maneira eficaz. A seguir, você encontra cinco técnicas fundamentais que um psicólogo pode recomendar para combater a ansiedade. Confira!
5 técnicas para combater a ansiedade no dia a dia
De acordo com o psicólogo especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, André Carneiro:
“Há situações que é comum se sentir ansioso ou nervoso, mas quando esse sentimento começa a controlar o dia a dia e causar problemas ao bem-estar emocional e físico, é hora de procurar ajuda especializada.”
Existem algumas técnicas que podem fazer toda a diferença no cotidiano de quem sofre com ansiedade. Elas são, geralmente, indicadas por especialistas da saúde mental. Veja quais são:
Faça acompanhamento com um psicólogo
Um dos primeiros passos para controlar a ansiedade é buscar ajuda profissional. Um psicólogo é treinado para identificar as causas subjacentes da ansiedade e desenvolver estratégias personalizadas para lidar com ela.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um método comumente utilizado que ensina as pessoas a identificar e modificar padrões de pensamento negativos que contribuem para a ansiedade.
Livre-se da procrastinação
A procrastinação pode ser uma fonte significativa de ansiedade. À medida que adiamos tarefas, a ansiedade aumenta, já que nos preocupamos com a conclusão delas.
Um psicólogo pode ajudar a identificar padrões de procrastinação e desenvolver técnicas para superá-la, como estabelecer metas claras e criar um plano de ação. Invista nesse caminho!
Diminua a ingestão de cafeína
A cafeína é um estimulante que pode aumentar os sintomas de ansiedade na maioria das pessoas. Por isso, reduzir ou até mesmo eliminar a cafeína da dieta, especialmente se for consumida em excesso, pode ser uma boa ideia. Isso pode ajudar a reduzir a excitabilidade e a agitação que contribuem para a ansiedade.
Faça exercícios físicos
A atividade física regular é uma das melhores maneiras de reduzir a ansiedade. Exercícios liberam endorfinas, substâncias químicas naturais do cérebro que promovem o bem-estar e reduzem o estresse. Você pode criar um plano de exercícios adequado ao seu nível de condicionamento físico e preferências.
Atente-se à respiração
A respiração profunda e consciente é uma técnica simples, mas eficaz para reduzir a ansiedade. Técnicas de respiração ajudam a acalmar o sistema nervoso, diminuir a frequência cardíaca e aliviar a tensão. A prática regular de exercícios de respiração pode ser incorporada à sua rotina diária.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho9 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Economia1 dia atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo1 dia atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial