Conecte-se conosco

Saúde

Limpeza caprichada: domine a arte de higienizar pentes e escovas!

Escovas de cabelo e pentes se não forem corretamente higienizados podem fazer mal para o couro cabeludo e para os fios. Saiba como resolver.

Publicado

em

Todo utensílio de uso pessoal precisa ser mantido sempre limpo. Com os pentes e escovas de cabelo não deve ser diferente. Utilizá-los no dia a dia com uma limpeza adequada é uma prática saudável.

Os resíduos, que ficam nas escovas e nos pentes após o uso, podem favorecer a proliferação de fungos e de bactérias.  Afinal, eles contêm desde células mortas da pele e restos de cabelos velhos, até resíduos de produtos capilares.

A especialista em limpeza, Nicole Jaques, deu uma entrevista ao New York Post ensinando a higienizar escovas e pentes. A limpeza é importante para evitar o acúmulo de fungos e bactérias, que provocar irritações e alergias na pele do couro cabeludo, além de outras dermatites e caspa.

Segundo Nicole, você vai precisar de uma tigela com água morna e um pouco de xampu suave ou bicarbonato de sódio. A escova deve ficar de molho por cerca de 20 minutos após a retirada dos cabelos que estiverem presos nela.

Também é recomendado utilizar uma escova de dentes limpa para finalizar a limpeza, esfregando o cabo e a base da escova.

Caso o pente seja de madeira, após o enxágue com a água e o xampu suave, álcool 70% deve ser borrifado em toda a superfície. Para secar, os dentes devem ser deixados virados para baixo.

Diferente do que se pensa, a caspa não é causada pela falta de higiene, apesar de a lavagem com menor frequência poder agravar o problema.

De fato, a inflamação da pele que provoca a descamação da camada mais superficial, a chamada de dermatite seborreica, pode ser causada por não manter seus utensílios capilares limpos.

Essa inflamação causa a aparição de escamas amareladas e gordurosas, além de caspa nas áreas com mais glândulas oleaginosas, principalmente no couro cabeludo.

Vale destacar que estresse e o clima frio podem agravar essa condição. Em casos mais graves, pode ocorrer o aparecimento de caroços, além de muita coceira.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS