Conecte-se conosco

Mundo

Há apenas 10 anos, a cerveja não era considerada alcoólica neste país

A cerveja só passou a ser considerada uma bebida alcoólica na Rússia em 2013. O hábito de consumir a bebida desencadeou diversos problemas para o país.

Publicado

em

cerveja

Enquanto alguns países têm em sua história a luta contra o consumo excessivo de álcool, na Rússia a cerveja passou a ser considerada alcoólica somente em 2013.

Em 1898, nos Estados Unidos, foi criada a Lei Seca, que proibia a venda de bebidas alcoólicas que fossem superiores a 15 galões, tendo ficado estabelecida por 15 anos. O motivo era o intuito de salvar o país da pobreza, da violência e dos atos considerados pecado que o álcool influenciava.

No Brasil, o combate ao alcoolismo é pauta importante nas escolas, nas famílias e nas políticas públicas. Por lei, o consumo é proibido para menores de 18 anos. A OMS destaca os efeitos à saúde a curto e longo prazos que a ingestão de bebidas alcoólicas causa.

Já na Rússia, o consumo de cerveja se tornou questão de saúde pública, pois até 2013 essa bebida não era considerada alcoólica. Além disso, pessoas de qualquer idade podiam comprar e beber cerveja, pois ela era considerada um alimento.

Os russos se habituaram a ingerir o líquido em seu cotidiano, então, a nova lei de comercialização não foi bem recebida pela população.

Em janeiro de 2013 entrou em vigor a lei estabelecida pelo então presidente Dmitry Medvedev, que determinou a cerveja como bebida alcoólica.

Antes disso, na tentativa de diminuir o consumo, a Rússia havia aumentado 200% nos impostos sobre o produto. No entanto, a elevação dos preços não afetou nas vendas da bebida e, portanto, o governo concluiu que o problema não estava na precificação, e sim na disponibilização em grande escala.

Assim, a lei de Medvedev estabeleceu a proibição de cerveja em locais como metrô, postos de gasolina e em quiosques pela rua. Também foram proibidas as publicidades de cerveja na televisão e o consumo foi liberado somente entre 23h e 8h. Por estar habituada com a ingestão, houve uma revolta da população.

Um relatório de 2012 divulgado pelo The Telegraph revelou que cerca de 500 mil mortes anuais no país russo estavam relacionadas ao consumo de bebida alcoólica. Em média, cada russo ingeria 32 litros de álcool por ano.

Apesar da pressão pública contra as novas leis, as autoridades russas não cederam e continuaram renovando e aprimorando alguns aspectos das regras. Agora, a idade mínima para o consumo de bebida alcoólica na Rússia é de 21 anos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS