Conecte-se conosco

Economia

Atenção: O preço da gasolina vai subir! A partir de amanhã o valor deverá subir cerca de 7,47%

O anúncio de que a gasolina irá subir 7,47% a partir do dia 25, ou seja amanhã, foi feito pela Petrobras. Então se apresse para abastecer.

Publicado

em

Se você está com a intenção de abastecer o tanque ainda essa semana, é melhor ir ao posto de combustível ainda HOJE! A partir de amanhã, quarta-feira, dia 25 de janeiro, o preço da gasolina voltará a subir. Segundo o anúncio feito pela Petrobras, a alta será de 7,47%.

Dessa maneira, o valor de repasse para as distribuidoras deixará de ser 3,08 reais e passará a ser 3,31 reais por litro. O último reajuste feito no preço da gasolina, havia sido uma redução de 6,1%, ainda em dezembro de 2022. No entanto, agora o valor retorna a subir.

Para vender gasolina em postos, é preciso obrigatoriamente ser uma mistura de 27% de etanol anidro e 73% de gasolina. Dessa maneira, o valor referente a Petrobras por litro vendido ao consumidor será de 2,42 reais. Já o valor que se deve chegar aos consumidores, irá depender de cada estado e dos postos de combustível.

Para o reajuste, foram levados em consideração o PPI (Preço de Paridade de Importação), que utiliza a variação do valor do petróleo no mercado internacional.

Segundo o anúncio da Petrobras, esse aumento deve “acompanhar a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio“.

Para chegar ao valor final a ser cobrado pelo combustível, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Biocombustível e Gás Natural) utiliza cinco itens.

Entre esses, o valor do etanol, que é responsável por 27% da gasolina vendida em postos de combustível, o preço do produtor, nesse caso as refinarias da Petrobras e outros importadores, o imposto estadual, como ICMS, além de tributos federais, como Cofins, PIS e Cide.

Por fim, também é preciso levar em consideração o transporte, a distribuição e a revenda do produto final.

Com o aumento do valor do repasse feito pela Petrobras, os condutores irão sentir o impacto no bolso. Logo, se você precisa encher o tanque ou quer economizar, o indicado é abastecer o seu veículo antes que o aumento chegue aos postos de combustível.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS