Conecte-se conosco

Política

Auxílio Brasil: veja quem pode receber!

O Auxílio Brasil é um benefício que está sendo ofertado pelo governo federal. Entenda quem pode receber esse auxílio!

Publicado

em

Recentemente, o Governo Federal começou a conceder o Auxílio Brasil, um benefício que utiliza o mesmo suporte do antigo bolsa família. Nesse sentido, é importante salientar que uma das principais regras para que o cidadão consiga, efetivamente, receber o auxílio, é realmente estar inscrito no Cadastro Único, além de cumprir os requisitos que estão atrelados a renda mensal familiar per capita.

Desse modo, é importante frisar que para ter direito ao recebimento desse benefício que substitui o bolsa família, é preciso:

  • Fazer parte de uma família que encontra-se em situação de pobreza, com uma renda mensal por pessoa de até 105 reais;
  • Fazer parte de uma família que possua membros que estejam inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), que contempla à pessoa com deficiência e ao idoso a partir de 65 anos de baixa, com um salário mínimo (R$ 1.212,00);
  • Ser selecionado pelo Ministério da Cidadania.

Não obstante, é importante salientar que o CadÚnico é responsável por fazer a identificação das famílias brasileiras que encontram-se em situação de vulnerabilidade social, bem como de pobreza extrema por meio dos dados que são fornecidos para fazer o cadastro dessas famílias na plataforma do Governo Federal.

Os documentos que são necessários para poder fazer o cadastro no CadÚnico no CRAS mais próximo da sua casa são: certidão de Nascimento; certidão de Casamento; CPF; RG; carteira de Trabalho; ou título de eleitor. Vale lembrar, também, que levar uma conta de luz ou de água pode ajudar a acelerar o processo do cadastro.

É importante ater-se ao fato de que sem o cadastro no banco de dados do governo torna-se inviável, automaticamente, o recebimento desse benefício. É preciso entender que o Cadastro único do governo federal é a porta de entrada para a inserção dos sujeitos nos leques de políticas publicas que são ofertadas pelo Estado com o intuito de promover a máxima segurança social no que tange o acesso a intens. básicos para a sobrevivência.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS