Conecte-se conosco

Mundo

Bela e rara: atípica lagosta azul é encontrada por pescador na Inglaterra

Venha conferir a exótica lagosta azul encontrada no Reino Unido e por que o animal ganha esta cor.

Publicado

em

Uma raríssima lagosta azul foi encontrada na Inglaterra pelo pescador Stuart Brown na cidade de Belfast Lough. Este exótico crustáceo aparece quase nunca para os seres humanos, tanto que as chances de encontrá-lo são uma em dois milhões. É claro que, depois que Brown a pescou, devolveu o animal para a água.

Como uma lagosta se torna azul?

A coloração azul em lagostas ocorre devido a um pigmento especial chamado astaxantina, que é encontrado na dieta da lagosta. Este pigmento é absorvido pela pele dela e, combinado com uma proteína conhecida como crustazina, forma um composto que dá a coloração azul à sua exoesqueleto.

A quantidade e intensidade da cor azul dependem da dieta da lagosta, da profundidade em que ela vive e de outros fatores ambientais.

Além disso, a cor azul pode ser usada como um indicador de saúde da lagosta, pois lagostas que são alimentadas de maneira adequada e vivem em um ambiente saudável tendem a ter uma coloração mais brilhante.

A cor azul é rara na natureza, pois o vermelho tem comprimentos de onda longos com baixa energia em comparação com outras cores. Para gerar uma cor azul, uma flor precisa ser capaz de produzir uma molécula que possa concentrar quantidades pequenas de energia, para absorver a parte vermelha do espectro.

Como o pescador conseguiu pegar a lagosta azul?

Lagosta azul encontrada na Inglaterra por um pescador. Fonte: Twitter PA Media @PA

Foi um choque. Tirei algumas fotos para as pessoas verem. A única outra lagosta azul que eu já vi foi capturada por um pescador da costa sul da Inglaterra alguns anos atrás. Depois a devolvemos à água, então ela ainda está lá em seu habitat natural“, descreve o pescador inglês.

Como disse Brown, não foi a primeira vez que um pescador encontrou uma lagosta dessa cor. Em 2021, o pescador Ricky Greenhowe encontrou essa espécie de lagosta na cidade de Aberdeen.

Sempre a recomendação para um pescador que encontra um animal como esse é entrar em contato com o órgão local voltado ao meio ambiente: “Espero que, se alguém pegar a lagosta, adevolvam para a água também“, afirmou Brown.

Veja o vídeo da lagosta e a história do pescador inglês:

Clique Aqui para ver a lagosta azul

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS