Saúde
Benefícios surpreendentes: Por que consumir Menos carne é a chave
Diminuir o consumo de carne vermelha pode trazer benefícios à saúde física.
A carne vermelha é um dos alimentos preferidos dos brasileiros. Essa é uma das opções mais consideradas quando é organizado um encontro, uma confraternização entre amigos ou um almoço de domingo. Mas, para a saúde, esse alimento pode ser um verdadeiro risco, se consumido em excesso.
Diminuir a frequência do consumo de carne vermelha pode apresentar benefícios significativos à saúde, como menos consumo de gorduras e sal. Abaixo, listamos 3 benefícios para sua saúde física ao abdicar mais vezes da carne vermelha em suas refeições.
3 benefícios para saúde ao ingerir menos carne vermelha
1. Menos riscos de adquirir diabetes
Consumir menos carne vermelha pode diminuir os riscos de desenvolver diabetes devido a alguns fatores. Primeiro, uma redução no consumo de carne vermelha está associada a uma menor ingestão de gorduras saturadas e colesterol, que são fatores de risco para resistência à insulina e diabetes tipo 2.
2. Controle da pressão arterial
A carne vermelha, especialmente a processada, pode ser rica em gorduras saturadas e sódio, ambos associados ao aumento da pressão arterial. Ao reduzir o consumo de carne vermelha, é possível diminuir a ingestão dessas substâncias e, consequentemente, reduzir os riscos de pressão alta.
Além disso, uma alimentação baseada em vegetais é naturalmente rica em nutrientes benéficos, como potássio, magnésio e fibras, que têm efeitos positivos na regulação da pressão arterial.
3. Menos risco de câncer no intestino
Consumir menos carne vermelha pode estar associado a um menor risco de câncer no intestino. Estudos científicos admiraram que o consumo excessivo de carne vermelha, especialmente a processada, está relacionado a um aumento na incidência desse tipo de câncer.
Acredita-se que isso foi motivado devido a substâncias presentes no alimento, como aminas heterocíclicas e nitrosaminas, que podem ser carcinogênicas. Além disso, a carne vermelha é pobre em fibras, enquanto uma dieta rica em fibras provenientes de alimentos vegetais está associada a um menor risco da doença.
Ao reduzir o consumo desse alimento e aumentar a ingestão de vegetais, legumes, frutas e grãos integrais, é possível promover a saúde intestinal e reduzir os fatores de risco para o câncer no intestino.
-
Tecnologia2 dias atrás
Desativar ESTA função do celular evita tentativas de golpe: proteja-se!
-
Tecnologia2 dias atrás
Número desconhecido ligando? Saiba como identificar tentativas de golpe na hora
-
Agronegócio2 dias atrás
Zamioculca: segredos que ninguém te conta sobre cultivar a planta da fortuna
-
Agronegócio11 horas atrás
Pouco conhecida no Brasil, banana azul conquista paladares pelo mundo
-
Cotidiano2 dias atrás
Churrasco sem fumaça, mas com sabor: brasileiros aderem a novas tendências
-
Empresas1 dia atrás
5 maiores empresas brasileiras – saiba qual lidera com sobra
-
Carreira2 dias atrás
No Brasil, mercado financeiro tem alta demanda e salários acima dos R$ 40 mil
-
Economia2 dias atrás
Legados imortais: Michael Jackson e outros famosos lucram milhões mesmo após a morte