Saúde
ChocoSaúde: A deliciosa ligação entre chocolate e bem-estar
Consumir chocolate faz bem para a saúde? Entenda como o alimento pode melhorar a visão e a saúde de maneira geral.
É fácil encontrar alertas sobre os riscos do consumo de chocolate, mas você já ouviu dizer que esse alimento tão amado pelas pessoas também pode ser benéfico para a saúde? Entenda melhor como isso é possível.
Chocolate pode ser benéfico para a saúde?
Você gosta de chocolate? Se sim, você vai gostar de saber que esse alimento pode trazer vários benefícios para a sua visão e sua saúde em geral.
No entanto, é importante ressaltar que não é qualquer chocolate que faz bem, e sim aquele que tem uma alta concentração de cacau em sua composição. Além disso, nenhum deles deve ser consumido em excesso.
O chocolate é um alimento derivado do cacau, uma fruta rica em substâncias antioxidantes, como os polifenóis e os flavonoides. Tais substâncias combatem os radicais livres, que são moléculas instáveis que causam danos às células do nosso corpo, podendo levar ao envelhecimento precoce e a diversos tipos de doenças.
Como o chocolate pode melhorar a visão
Os radicais livres também podem afetar diretamente a saúde dos nossos olhos, provocando problemas como catarata, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e retinopatia diabética.
Quando consumido na quantidade ideal, o chocolate pode ajudar a prevenir ou retardar o aparecimento da catarata, pois os flavonoides presentes no cacau protegem o cristalino dos danos causados pelos radicais livres.
Além disso, pode contribuir também para a prevenção ou o tratamento da DMRI, pois os polifenóis presentes no cacau mantêm as artérias flexíveis e melhoram a circulação sanguínea nos vasos mais finos da retina.
O consumo ideal de chocolate pode reduzir também o risco ou a gravidade da retinopatia diabética, já que os flavonoides presentes no cacau têm propriedades anti-inflamatórias e vasodilatadoras.
Outros benefícios desse alimento
Além de ajudar na visão, o chocolate também pode melhorar a saúde do cérebro e coração, além do humor, uma vez que que estimula a produção de neurotransmissores como a serotonina e a endorfina, relacionadas diretamente ao bem-estar e à felicidade.
O alimento melhora também o fluxo sanguíneo no cérebro, favorecendo as funções cognitivas como a memória, o raciocínio e a atenção, além de ajudar a prevenir ou controlar doenças cardiovasculares, visto que reduz o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui a pressão arterial.
Mas, atenção: nem todo chocolate faz bem para a saúde. O ideal é consumir o chocolate amargo ou meio amargo, que tem uma concentração de cacau entre 50% e 75%, que contém menos açúcar e gordura.
Segundo o oftalmologista e presidente do Instituto Penido Burnier de Campinas, Leôncio Queiroz Neto:
“O chocolate pode ser um grande aliado da sua visão e saúde. Depende de você.”

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades