Conecte-se conosco

Economia

Cidadãos que estão na fila do Bolsa Família vão receber o Auxílio Brasil?

Fim do Bolsa Família e início do Auxílio Brasil gera dúvidas em quem está na lista espera para entrar no programa.

Publicado

em

Milhões de brasileiros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) estão na fila para receber o Bolsa Família. O grupo é formado por pessoas que se enquadram nos critérios do programa, mas ainda não foram incluídas na folha de pagamentos.

Veja mais: Vale-gás: O que fazer agora para tentar receber o benefício?

Esse cidadãos aguardam a abertura de novas vagas para receber o benefício social. Segundo levantamento do Consórcio Nordeste, cerca de dois milhões de famílias estão nessa situação neste momento.

Com o fim do Bolsa Família e início do Auxílio Brasil, novo programa de transferência de renda do governo, as preocupações sobre o tema aumentaram. Muitos se questionam se será mantida a ordem de inclusão, ou se outra fila de espera será formada a partir de agora.

Fila será a mesma?

Segundo as informações divulgadas até o momento, a mesma ordem do antigo programa valerá para o novo. Ou seja, quem está na espera não perderá seu lugar.

Contudo, para que novas famílias entrem na folha de pagamento do Auxílio Brasil, o Congresso precisa aprovar a PEC dos Precatórios. O texto abre espaço suficiente no Orçamento da União para aumentar o valor do benefício e ampliar em mais de dois milhões o número de beneficiários.

Leia mais: Veja quem poderá receber o novo auxílio vitalício no valor de R$ 1.200

A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados, mas encontra dificuldades para ser aprovada no Senado Federal. Se os senadores rejeitarem o texto, quem está na fila terá que aguardar ainda mais tempo para ser contemplado.

Medida Provisória

Nos bastidores, membros do governo estudam a possibilidade de publicação de uma Medida Provisória (MP) para que a espera seja zerada sem necessidade de aprovação da PEC. No entanto, a proposta não agrada o Ministério da Economia.

O deputado Marcelo Aro explicou que isso seria feito por meio da inclusão de um trecho na MP que cria o Auxílio Brasil. O dispositivo obrigaria a inclusão de todos os cidadãos que têm direito ao benefício assim que seu cadastro fosse concluído, extinguindo a lista de espera. Ainda não há previsão para que isso ocorra.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS