Conecte-se conosco

Curiosidades

Confira 4 causas de incêndios domésticos que talvez você desconheça!

É importante tomar certos cuidados em relação a alguns equipamentos para prevenir danos irreversíveis no futuro. Entenda!

Publicado

em

Conquistar casa ou apartamento próprio ou, até mesmo, cada utensílio e objeto que compõem uma residência é consequência de muitas horas de trabalho. Por isso, existe um medo completamente compreensível da perda desses itens conquistados, seja por acidentes ou roubos.

Nesse sentido, o risco de incêndio doméstico é um medo que assola boa parcela da população brasileira. Infelizmente, existem diversas causas inusitadas de uma residência ser afetada por fogo.

Frente a isso, é extremamente importante compreender quais são as possíveis origens de foco de incêndio para evitar fins desastrosos. Confira:

Sobrecarga nas tomadas

Devido a falta de tomadas e, principalmente, pela popularização do trabalho remoto é extremamente comum que as pessoas utilizem os famosos “benjamins” ou “tês” para conseguir mantes o ritmo de trabalho.

No entanto, este tipo de utensilio deve ser sempre evitado. O uso do “tê” é recomendado para os equipamentos eletrônicos que menos potentes, como ventiladores, TVs e abajures.

Os aparelhos que exigem um pouco mais de energia — como geladeiras, ares-condicionados, ferros de passar roupa ou micro-ondas — devem ser utilizados diretamente na tomada, pois existe a possibilidade de causa uma sobrecarga e consequentemente risco de incêndio.

Botijão de gás dentro de casa

Mesmo que seja difícil de acontecer, um botijão de gás dentro de casa pode ser motivo de um problema sério, pois muitas famílias não dão a importância necessária aos riscos referentes a vazamento e explosão.

Por isso, umas das principais dicas para evitar esse tipo de incidente é fazer a instalação do botijão fora de casa, em local arejado, com a ajuda de um profissional e com materiais aprovados pelo Inmetro.

Cigarro

O cigarro, além de ser ruim para saúde física do usurário, também pode ser causa de incêndio. Além de danificar os móveis de casa, os cigarros acesos jogados em beiras de estrada também podem causar incêndios irreversíveis em florestas.

Nesse sentido, a melhor dica em relação a esse tipo de acidente é parar de fumar. No entanto, caso não tenha interesse, outra boa dica é guardar as bitucas para serem descartadas em local adequado.

Falta de manutenção de ventiladores ou ares-condicionados

No verão, esses objetos são amplamente utilizados pelos cidadãos brasileiros por conta do calor que assola todo o território nacional. Por isso, é muito importante verificar as condições de instalações de um ares-condicionados ou de um ventilador por meio de um profissional qualificado.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS