Conecte-se conosco

Saúde

Conheça alguns direitos que diabéticos possuem e muitas vezes nem sabem

A diabetes é uma doença séria que acomete grande parte da população. Por isso quem a possui pode contar com alguns direitos. Confira.

Publicado

em

A diabetes é uma das doenças mais prevalentes no mundo, acometendo uma a cada 11 pessoas, segundo os dados da Organização Mundial da saúde (OMS). Infelizmente, esses dados mostram que apenas 50% dessas pessoas possuem diagnóstico, o que impede um melhor controle da doença.

Só no Brasil, cerca de 8,9% da população possui diabetes, o que é bem preocupante, pois é uma doença silenciosa, que pode acarretar condições bem perigosas, se não tratada corretamente.

Muitas pessoas só descobrem a doença quando os sintomas graves começam a surgir, já que os sintomas leves podem facilmente passar despercebidos. Quanto a quem descobre a doença e faz tratamento para ela, nem todos sabem que há alguns direitos para esse público em especial.

Ter conhecimento disso é muito importante, já que se trata de uma doença séria, que pode precisar de amparos futuros. Por isso trouxemos aqui alguns direitos que pessoas com diabetes possuem, mas que muitos podem não saber.

Benefício por Incapacidade do INSS

O benefício por incapacidade é dado àquelas pessoas que perdem a capacidade de exercer suas atividades profissionais devido a algum acidente ou doença. Dessa forma, o segurado recebe um benefício para que possa se manter no seu afastamento.

No caso da diabetes em si, não há um acolhimento desse tipo, porém, em caso de agravamento da doença e das complicações decorrentes dela, o segurado pode, sim, conseguir o benefício.

Para isso é preciso passar por uma perícia médica do INSS, para que assim o caso seja avaliado e submetido a aprovação. O segurado pode solicitar o auxílio doença ou até mesmo a aposentadoria por invalidez.

Benefício de Prestação Continuada

Nem todas as pessoas que possuem esse tipo de doença são contribuintes do INSS. Nesse caso, elas não possuem direito aos auxílios que a instituição libera.

Porém, para esse tipo de cidadão há o Benefício de Prestação Continuada, o BPC. Ele é pago para pessoas com mais de 65 anos de idade ou que possuem alguma doença física, mental, intelectual ou sensorial e não têm recursos financeiros para se manter.

Essas pessoas recebem um salário-mínimo mensal, ou seja, este ano estão recebendo R$ 1.212. O limite de renda para recebimento do benefício é de um quarto do salário-mínimo nacional, ou seja, R$ 303.

No caso da diabetes, o benefício é dado para aquelas pessoas que possuem um estágio avançado da doença e que estejam em vulnerabilidade social.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS