Conecte-se conosco

Finanças

Conta conjunta é a melhor opção para os casais? Confira

Muitos casais optam por essa modalidade quando vão viver juntos, mas, atualmente, esta seria de fato a melhor opção?

Publicado

em

Um dos pilares que precisa ser discutido dentro de um casamento é a vida financeira do casal. É preciso que se tenha um controle financeiro para que as decisões pessoais não afetem negativamente as relações interpessoais.

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), junto ao SPC e ao Banco Central do Brasil, mostrou que em 2019 mais de 45% dos casais brasileiros já havia se desentendido por questões ligadas ao financeiro, principalmente sobre o gasto excessivo.

Entre os casais que já haviam discutido sobre isso, 27% dos casos teriam sido por conta de uma parte gastar todo seu dinheiro e não se preocupar em criar uma reserva, 25% por desacordos dos custos diários, e 25% também por atrasos de pagamento.

Muitos casais que passam a viver juntos encontram na conta conjunta a solução para os problemas, pois facilita a gestão financeira. Porém, devido ao alto número de pessoas endividadas no país, o compartilhamento de contas pode causar um certo transtorno entre o casal.

A conta conjunta nada mais é que uma conta com mais de um titular, que não precisa ser utilizada apenas por casais, mas geralmente é reconhecida por eles. Ambos os titulares podem utilizar cartões de débito e crédito, contratar empréstimos e fazer saques e transferências.

Há duas modalidades para as contas conjuntas, uma delas é a solidária, em que os titulares podem fazer movimentações com total liberdade; e a outra é a não solidária, que exige assinatura de todos os titulares para qualquer movimentação.

Abrir uma conta conjunta é fácil e funciona da mesma forma que a abertura de uma conta normal. A única diferença é que é preciso apresentar os documentos de todos os titulares para esse processo.

Caso o casal queira juntar as contas que já possuem no banco, basta se dirigirem até uma agência com os documentos pessoais e solicitarem a junção das contas. Mas é possível também criar uma conta totalmente nova ou uma só das partes, adicionando a outra em sua conta já criada no banco.

Os documentos necessários para abertura de conta geralmente são RG, CPF, comprovante de renda e comprovante de residência, lembrando mais uma vez que, em caso de conta conjunta, é preciso levar os documentos de todos os envolvidos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS