Conecte-se conosco

Saúde

Cuidado! Sem Carne na Dieta, Esses Nutrientes Podem Faltar

A falta do consumo de carnes, pode vir a causar deficiência de certos nutrientes, dessa maneira, quem opta por essa dieta deve se atentar.

Publicado

em

O consumo de carne no Brasil vem diminuindo. Segundo o The Good Food Institute Brasil (GFI Brasil), caiu em 67% o consumo de carnes de todos os tipos, como bovina, suína e até mesmo o consumo de frango e peixe. Isso, comparando o ano de 2022, com o anterior, 2021.

Para 2023, o que se vê é que pelo menos 47% dos brasileiros pretende diminuir ainda mais o consumo desse tipo de proteína. Atualmente, é possível perceber que quatro a cada dez pessoas adiciona alimentos plant-based, ou seja, feito à base de plantas, em refeições de pelo menos três dias da semana.

Nos dias de hoje, é possível notar a existência de diversos tipos de dietas, como o vegetarianismo, o veganismo, o crudivorismo, entre outros. Para as pessoas que adotam esses tipos de dieta, a carne não pertence ao cardápio.

O nutricionista Thiago Cunha, que também é sócio da Clínica Be Light, comenta que é necessário sempre observar os prós e contras desses tipos de dieta.

Ele conta que:

Ela [carne] é o único alimento que tem os aminoácidos essenciais à nossa alimentação. Isso sem falar que é rica em vitaminas do complexo B, principalmente a B12, a D, além de nutrientes como ferro e zinco. Logo, ao substitui-las, será necessário um aporte maior de vegetais.

O nutricionista ainda explica que se o cidadão não possuir uma dieta tão restritiva, como, por exemplo, ser vegetariano, ele ainda pode se apoiar em derivados de origem animal, como ovos e leite, para complementar a dieta.

Nos casos em que a diminuição do consumo de carne é devido aos altos preços do produto nos mercados, uma opção proteica que cabe no bolso é o consumo de ovos.

Cunha ainda ressalta que a informação de que o consumo de ovos pode causar um aumento no colesterol é falso, e que, inclusive, o consumo de dois a três ovos por dia pode ser vantajoso para o aumento do HDL, conhecido por ser o “colesterol bom”.

O profissional ainda ressalta que tudo que é feito de forma exagerada pode ter um efeito negativo, então, assim como o consumo de carne em excesso faz mal, a ausência total da ingestão, sem compensação, também faz.

Dessa maneira, aqueles que optam por uma dieta sem carne devem fazer acompanhamento com um bom profissional, de modo a equilibrar os nutrientes.

Uma dieta vegana, por exemplo, sem a orientação de um profissional qualificado, pode deixar o indivíduo com deficiência de muitas vitaminas, o que aumenta as chances de um quadro de anemia“, explica Cunha.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS