Saúde
Dá pra retirar os agrotóxicos dos alimentos? Entenda mais sobre o assunto!
Os agrotóxicos são causadores de diversos tipos de doenças. Por isso, muitos questionam se é possível retirar esses insumos químicos dos alimentos.
A partir da Revolução Verde, em meados de 1970, diversas mudanças em relação à produção agrícola no campo ocorreram. Para aumentar a escala de produção, alguns instrumentos e insumos industriais foram implementados na agricultura e permanecem até hoje. Entre os mais relevantes na agricultura moderna, está o agrotóxico.
Nesse sentido, os agrotóxicos são produtos químicos utilizados nas grandes produções agrícolas. A produção desses insumos está voltada para a proteção dos cultivos contra pragas e doenças que podem comprometer a produtividade. No entanto, estudos indicam que a utilização desses insumos químicos podem afetar e muito a nossa saúde.
Segundo a chef Juliana Guintel, na agricultura convencional, mais de mil tipos de ativos químicos são usados. Ela destaca que esses ativos podem causar câncer, além de agir como disruptores endócrinos, que mexem com o sistema hormonal e influenciam em casos de depressão.
Os efeitos causados perante a exposição aos agrotóxicos podem ser agudos ou crônicos, segundo a ANVISA. Os efeitos agudos aparecem rapidamente, podendo ser através da pele, respiração e da boca. Os sintomas são referentes a irritação na pele, ardências, alergias, ardência no nariz e na boca, tosse, dor no peito etc.
Já os efeitos crônicos são aqueles que surgem tempos depois. Além do câncer, as pessoas que estão expostas a esses insumos químicos podem ter problemas respiratórios graves, alteração do funcionamento do fígado e dos rins, má formação e problemas no desenvolvimento intelectual e físico das crianças. Diante do exposto, percebemos então que os agrotóxicos fazem mal não só aos que consomem, mas também aos trabalhadores rurais que são expostos cotidianamente a esse tipo de insumo.
Diante disso, muitos brasileiros se perguntam se é possível remover os agrotóxicos dos alimentos. Todavia, a nutricionista Ingrid Krichinak afirma que não há como retirá-los, já que o alimento como um todo fica contaminado. Além disso, a chef especialista em alimentação saudável relata que o agrotóxico é aplicado não só no alimento como também no solo, o que acaba deixando o produto impregnado nas frutas e vegetais.
Logo, não é possível retirar os agrotóxicos dos alimentos. O máximo que se pode fazer é lavá-los para eliminar os microrganismos presentes ou comprar os alimentos produzidos de forma orgânica. Atualmente, no Brasil, os orgânicos são cultivados principalmente pela agricultura familiar de pequena escala, podendo ser encontrados em feiras de produtos orgânicos ou em hortifrutis abastecidos pelos agricultores que seguem a linha da agroecologia.

-
Tecnologia4 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Empresas2 dias atrás
Lucro da JBS salta 77,6% no 1TRI25, para R$ 2,9 bi
-
Economia2 dias atrás
Acordo entre China e EUA reduz tarifas comerciais e é elogiado por Lula
-
Carreira1 dia atrás
A IA pode se transformar no seu ‘coach de carreira’ perfeito; veja como
-
Economia2 dias atrás
INSS: Congresso recebe pedido para instalação de CPMI
-
Finanças1 dia atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Curiosidades2 dias atrás
Saiba por que brasileiros têm chamado Portugal de ‘Guiana Brasileira’
-
Investimentos24 horas atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista