Saúde
Descubra quais alimentos mais contém agrotóxicos e troque pelos orgânicos
O uso do agrotóxico na produção de alimentos não é uma novidade, mas muitos passam dos limites estabelecidos por órgãos responsáveis.
O agrotóxico sempre foi utilizado nas plantações, seja para o controle de pragas ou para uma produção em maior quantidade. No entanto, grandes quantidades desses produtos podem fazer mal à saúde de quem os consome.
É necessário ficar atento ao número de agrotóxico presente nos alimentos que consumimos e, quando está muito alto, é melhor optar pelas versões orgânicas.
No entanto, produtos orgânicos tendem a ter um preço mais alto, justamente por não conterem produtos químicos em sua produção. Porém, quando se sabe quais são os alimentos que mais possuem agrotóxicos, é mais fácil fazer escolhas inteligentes na hora das trocas.
Sabemos a quantidade de substâncias químicas utilizadas no plantio de alimentos devido às auditorias feitas para colher dados sobre as plantações.
Alimentos que mais possuem agrotóxicos
Observando os dados, podemos perceber que quase 90% das uvas produzidas no Brasil contém aditivos tóxicos. São 89,2% das uvas que apresentam essa intervenção no solo onde são plantadas.
As frutas compõem a lista de alimentos que mais possuem a presença de agrotóxicos. Em primeiro na lista, como anteriormente citado, estão as uvas, mas não muito atrás vem as peras, com cerca de 85, 9% contendo agrotóxicos.
Não escapam da lista os pêssegos, morangos e as maçãs, com 83,5%, 78,8% e 75,9%, respectivamente, da sua produção contendo agrotóxicos.
Também entram na lista de alimentos que mais levam agrotóxicos em sua produção os tomates (55,8%) e as cenouras (55,3%).
Mas afinal, porque logo as frutas possuem maior concentração dessas substâncias? A explicação está na fragilidade do alimento, do solo e da planta, por isso, é necessário o uso de pesticidas em pomares a fim de controlar as pragas que diminuem a produção dessas frutas.
Logo, o uso desses químicos é feito para conseguir levar a planta até o momento da colheita sem a interferência de pestes.
Produtos orgânicos
Alimentos orgânicos são melhores, pois não possuem aditivos em suas produções, justamente por isso, o seu valor é mais alto, já que a produção é menor e é mais difícil de levar a planta até a colheita sem o uso de pesticidas.
Sabemos que, pelo fato do produto ser mais caro, não são todas as famílias que tem essa possibilidade de compra, no entanto, optar por um ou dois produtos orgânicos podem fazer a diferença na saúde.
Compre uvas e morangos orgânicos, ou os alimentos que você mais consome, pequenas mudanças nos hábitos e consumo podem levar a uma saúde melhor.
Existem pesquisas sobre a ação dos agrotóxicos no corpo humano, mas é de muita complexidade para ter certeza, devido às diversas variáveis. No entanto, alimentos orgânicos tem muitos outros benefícios, como maior durabilidade, melhor sabor e mais nutrientes.

-
Tecnologia5 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Empresas2 dias atrás
Lucro da JBS salta 77,6% no 1TRI25, para R$ 2,9 bi
-
Economia2 dias atrás
Acordo entre China e EUA reduz tarifas comerciais e é elogiado por Lula
-
Carreira1 dia atrás
A IA pode se transformar no seu ‘coach de carreira’ perfeito; veja como
-
Finanças1 dia atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Economia2 dias atrás
INSS: Congresso recebe pedido para instalação de CPMI
-
Curiosidades2 dias atrás
Saiba por que brasileiros têm chamado Portugal de ‘Guiana Brasileira’
-
Investimentos1 dia atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista