Conecte-se conosco

Saúde

Entenda o motivo pelo qual você jamais deve tomar remédio e beber café

É importante lembrar que alguns alimentos e bebidas, incluindo alguns tipos de refrigerantes e chás, também contém cafeína.

Publicado

em

O café é uma bebida feita a partir dos grãos torrados e moídos da planta de mesmo nome. Uma das bebidas mais populares do mundo, ele é amplamente consumido como um estimulante para ajudar a começar o dia, pois é uma fonte importante de cafeína, conhecida por suas propriedades energéticas.

No entanto, sabia que a cafeína pode reagir com diversas fórmulas químicas, gerando desconfortos e até cortando a eficácia de medicamentos? Pois é! Ao entrar na corrente sanguínea, a substância promove diversas reações. Entenda.

Cafeína reage com algumas substâncias

A cafeína presente nos grãos pode interagir com certos medicamentos, incluindo estimulantes, ansiolíticos, diuréticos, remédios para enxaqueca e até para o coração. Essas interações podem levar a efeitos colaterais adicionais, como aumento da pressão arterial, aceleração do batimento cardíaco e agitação.

Além disso, beber café enquanto está tomando remédios eleva o risco de intoxicação, já que a substância presente nele aumenta a absorção de certos medicamentos no corpo. Quem consome café sem moderação e faz uso de qualquer droga do grupo das benzodiazepinas, receitadas por psiquiatras e neurologistas, tem a adrenalina aumentada, prejudicando seu processo de recuperação.

Sempre consulte seu médico antes de combinar cafeína com qualquer tipo de medicamento. Ele vai te ajudar a avaliar os riscos e fornecer orientações sobre a melhor maneira de usar seus medicamentos e bebidas que contêm cafeína de forma segura e eficaz.

Beber muito café faz mal à saúde?

Beber muito café pode levar a efeitos colaterais indesejáveis, como insônia, ansiedade, agitação, aumento da pressão arterial e desidratação. A quantidade ideal para cada pessoa varia de acordo de vários fatores, como idade, peso e sensibilidade à cafeína. Em geral, é recomendado que os adultos não consumam mais do que 400 mg por dia, o equivalente a cerca de quatro xícaras de café comum.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS