Conecte-se conosco

Economia

Entenda o porquê do FGTS ser o melhor investimento de renda fixa atualmente

Com rendimento anual de 3%, FGTS é mais rentável que investimentos como tesouro Selic, conta do Nubank, poupança, entre outros.

Publicado

em

Com a Selic marcando 2% e o CDI em 1,9%, o rendimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é o dobro que o apresentado na conta do Nubank. Além disso, rende mais que a poupança, o Tesouro Selic e o CDB. Dessa forma, é possível considerar o FGTS como melhor investimento de renda fixa atualmente.

Na economia, o conceito de investimento compreende a aplicação de dinheiro na esperança de benefícios futuros. O FGTS consiste em um valor de 8% do salário do trabalhador que o empregador deve depositar todos os meses em uma conta do funcionário. Esse valor se acumula ao longo dos meses e apresenta rendimento. Logo, configura-se como investimento. 

Mas, diferentemente da conta do Nubank, do Tesouro Selic, da poupança, entre outros, no FGTS os aportes marcam sempre 8% do salário. Além disso, a sua liquidez ocorre apenas em situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria ou compra de imóvel. 

Com rendimento de 3% ao ano, o valor do FGTS é reinvestido em saneamento, habitação e infraestrutura, gerando lucros que futuramente são divididos entre todos os trabalhadores que possuem dinheiro no fundo. 

Esse ano, o lucro representou a soma de 1,9% no rendimento, valor que gerou um percentual de 4,9%. Para efeito de comparação, o rendimento de 4,9% é mais que o dobro apresentado pelo Nubank, que marca 1,9%.

Ademais, enquanto a poupança apresenta rendimento de 1,4% ao ano e tesouro Selic, 2,17% ao ano, o FGTS rende 3% considerando o período de 12 meses, caracterizando-se, assim, como o melhor investimento de renda fixa. 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS