Conecte-se conosco

Economia

FGTS: saiba como identificar seu PIS para realizar suas consultas

Em casos de não conseguir localizar o NIS (PIS) de nenhuma das formas, é também possível realizar a busca pelo site do CNIS. Saiba como!

Publicado

em

Para ter acesso aos benefícios e consultar os dados das contas do FGTS, é necessário utilizar o seu PIS, também conhecido por Número de Identificação Social (NIS), ou NIT. Esse número pode ser consultado nos extratos do seu FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na própria Carteira de Trabalho.

Veja também: Lucros do FGTS irão para os trabalhadores: entenda

O PIS (Programa de Integração Social) e o NIS, possuem o mesmo número, a única diferença é que ele pode ser gerado em duas bases de dados diferentes, por isso as variadas nomenclaturas.

O PIS é gerado no momento em que a pessoa possui seu primeiro emprego de carteira assinada, já o NIS é gerado por uma base de dados denominada Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), onde reúne os dados de quem possui direito a receber benefícios como Bolsa Família por exemplo. Com este número é possível realizar várias consultas, FGTS, abono salarial e seguro desemprego.

Em casos de não conseguir localizar o NIS (PIS) de nenhuma das formas, é também possível realizar a busca pelo site do CNIS. Separamos um passo a passo para poder buscar pelo seu PIS no site. Confira:

1. Você deve acessar o site do cadastro nacional de informações sociais (CNIS). Nesta página você deverá procurar pela palavra “INSCRIÇÃO” no canto superior ao lado esquerdo do menu. Clique sobre a opção e em seguida selecione “FILIADO”;

2. Logo em seguida é necessário informar seu nome completo, preencher o nome completo de sua mãe (da mesma forma que está na Carteira de trabalho, mesmo se tenha sido escrito de forma errada). Coloque o número do seu CPF e sua data de nascimento também;

3. Nesse passo clique em “CONTINUAR”. Em caso de dados corretos irá aparecer uma mensagem em vermelho no canto superior direito da tela, onde informam que os dados já constam na base do CNIS. Basta só anotar o número do NIT que aparece ao fim da mensagem.

Por fim, como você já tem seu número em mãos, é possível realizar suas consultas de saldo em suas contas do FGTS pelo site da Caixa ou pelo aplicativo oficial do FGTS.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS